Parceria com Furnas pode levar cursos da UFMG para o Sudoeste mineiro

O termo de cooperação assinado entre a UFMG e a Furnas Centrais Elétricas deve significar mais do que parcerias em pesquisas e projetos de extensão. O convênio firmado nesta segunda-feira pode se

De acordo com o reitor da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena, existe a disponibilidade da instituição para a criação de cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado na região onde está instalada a Furnas Centrais Elétricas. “Temos cursos já aprovados que podem ser implementados mais rapidamente”, espera o reitor, que lembra da necessidade dos novos projetos serem aprovados pela congregação dos departamentos da UFMG e pelo Ministério da Educação.

Coordenador do Centro de Pesquisas Hidráulicas e Recursos Hídricos da UFMG, o professor Carlos Barreira Martinez explica que a infra-estrutura da universidade na região seria montada com apoio de Furnas. “Será uma unidade da UFMG na região”, diz Martinez, que não revela a data de previsão nem os nomes das cidades que abrigariam o novo campus. O professor adianta que os cursos a serem criados são nas áreas de Engenharia, Matemática, Biologia e Ciência da Computação.

Pesquisa

O convênio com Furnas também fortalece a já antiga parceria em projetos de pesquisa que a UFMG tem com a empresa elétrica. Segundo Martinez, atualmente, são desenvolvidos diversos projetos nas áreas de energia e meio ambiente. “Temos estudos sobre a influência do mexilhão dourado nas instalações hidrelétricas, projetos para a criação de um submarino para inspeção das estruturas hidráulicas e um aerostato para inspeção de linhas de transmissão”, comenta. Os projetos envolvem quase 100 alunos dos cursos de Engenharia, Ciência da Computação e Biologia.
 

Fonte: Portal Uai