China nomeia novo embaixador no Brasil

O governo chinês nomeou Chen Duqin como novo embaixador no Brasil, em substituição a Jiang Yuande. Esse é o terceiro posto de embaixador de Chen em países de língua portuguesa, uma vez que ocupava desde setembro de 2004 o c

O governo chinês nomeou Chen Duqin, embaixador em Timor-Leste, como novo embaixador no Brasil, em substituição a Jiang Yuande, informa uma nota hoje divulgada em Pequim pela Assembléia Nacional Popular, o parlamento chinês.

Este é o terceiro posto de embaixador de Chen em países de língua portuguesa, uma vez que ocupava desde setembro de 2004 o cargo de embaixador em Timor-Leste, tendo antes desempenhado o mesmo cargo em Moçambique.

As relações políticas entre os dois países, os dois maiores em vias de desenvolvimento, têm vindo a intensificar-se, com os respectivos líderes a encontrarem- se cada vez mais desde a troca de visitas entre os presidentes brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e chinês Hu Jintao, em 2004.

O Brasil é o maior parceiro comercial da China na América Latina, com o comércio bilateral a bater o recorde de 14,82 bilhões de dólares em 2005, mais 20% do que em 2004, segundo números oficiais chineses.

O Brasil exporta acima de tudo matérias-primas para a China, constituindo o minério de ferro, a soja, o óleo de soja e os produtos siderúrgicos a maioria das exportações.

Do total da balança comercial, as exportações da China para o Brasil atingiram os 4,83 bilhões de dólares em 2005, 31,4% a mais que no ano anterior, e as importações 9,99 bilhões de dólares, correspondentes a um aumento de 15,2%.

A China teve assim um déficit de 5,16 bilhões de dólares na sua balança comercial com o Brasil, mas esta diferença tende a desaparecer, uma vez que as importações brasileiras crescem mais do que as exportações. A soja é a principal exportação brasileira para a China, responsável por 25 por cento do total das exportações em 2005, ou 1,7 mil milhões de dólares.

Com agências internacionais