Obrador segue na frente nas pesquisas no México

Embora continue liderando, o ex-prefeito López Obrador perdeu quatro pontos percentuais nas intenções de voto em relação ao resultado obtido em outra pesquisa elaborada pelo mesmo jornal em março.

A vantagem do candidato de centro-esquerda à Presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, contra o governista Felipe Calderón caiu quatro pontos, segundo uma pesquisa publicada hoje. Se as eleições fossem hoje, 38% dos mexicanos votariam em López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), e 34% em Calderón, do governante Partido de Ação Nacional (PAN). Em terceiro vem Roberto Madrazo, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), com 25%, segundo a pesquisa realizada e publicada este mês pelo jornal "El Universal".

Por outro lado, Calderón subiu dois pontos e Madrazo aumentou um ponto percentual. As eleições para a Presidência e para o Congresso serão realizadas no dia 2 de julho. A pesquisa mostrou que, caso a votação para deputado federal fosse hoje, a maioria votaria nos candidatos do PAN (24%), seguidos pelo PRD (23%) e depois pelo PRI (22%). Há um mês, 26% votariam nos deputados do PRD, em relação aos 24% do PAN e os 22% do PRI.

A pesquisa também mostra que o candidato do PRI se manteve no terceiro lugar durante os últimos quatro meses, com porcentagens de aceitação muito semelhantes (26, 25, 24 e 25% de janeiro a abril).  Madrazo tem a maior taxa de rejeição, com 35% de pessoas dizendo que nunca votariam nele. Pelo contrário, apenas 20% dos pesquisados nunca votariam em López Obrador, e 10% não escolheriam Calderón, segundo a pesquisa, realizada com uma amostra de 1.500 cidadãos entre 5 e 8 de abril.

Os analistas locais atribuem a recente queda do candidato do PRD em várias pesquisas ao chamado "efeito chachalaca" (espécie de galinha mexicana), expressão que significa tagarela. Os analistas consideraram um erro o ex-prefeito da Cidade do México comparar o presidente Vicente Fox com uma "chachalaca", pedindo para que ele se calasse e parasse de fazer críticas durante um ato de campanha.

Calderón é quem teria a maior parte dos votos perdidos por López Obrador e Madrazo, já que 27% dos simpatizantes do candidato do PRI e 34% dos eleitores do PRD votariam nele, destaca a pesquisa.

Da Redação,
Com agências