Sem categoria

Polícia abre fogo contra manifestantes no Nepal

A polícia nepalesa abriu fogo hoje contra um grupo de advogados que participavam de um protesto contra o regime ditatorial imposto ao país pelo rei Gyanendra. Cerca de 40 manifestantes foram levados a hospitais de Katmandu, capital do país, para trat

A polícia nepalesa abriu fogo hoje contra um grupo de advogados que participavam de um protesto contra o regime ditatorial imposto ao país pelo rei Gyanendra. Cerca de 40 manifestantes foram levados a hospitais de Katmandu, capital do país, para tratar os ferimentos – dois deles atingidos na cabeça por balas de borracha.

Segundo a Associação de Advogados do Nepal, mais de setenta profissionais foram presos. A polícia atirou com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo, além de golpear alguns manifestantes com cassetetes. O Nepal tem vivido intensas manifestações populares contra o regime imposto por um golpe de estado promovido há 14 meses pelo rei do país, Gyanendra.

Desde o início dos protestos, ao menos quatro manifestantes foram mortos em todo o país pelas forças de repressão. A polícia tem usado força excessiva para tentar controlar os protestos, de acordo com a mídia ocidental.

Representantes oficiais do regime haviam anunciado a suspensão de um toque de recolher diurno em Katmandu, que havia sido estabelecido na semana passada. Antes de anunciar a suspensão do toque de recolher, a polícia prendeu na quarta-feira cerca de 30 jornalistas que participavam de uma passeata na capital para protestar contra as restrições à imprensa impostas pelo rei.

O escritório de direitos humanos das Nações Unidas no Nepal criticou duramente o que chamou de "uso excessivo da força" por agentes da repressão no país durante os protestos.

Com agências internacionais