Gays querem passar Páscoa com a família Bush

Mais de cem casais homossexuais com filhos se reunirão em frente à Casa Branca esta semana para conseguir entradas para a festa de Páscoa aberta ao público que acontecerá na segunda-feira e demonstrar que existem várias formas de compor uma

Mais de cem casais homossexuais com filhos se reunirão em frente à Casa Branca esta semana para conseguir entradas para a festa de Páscoa aberta ao público que acontecerá na segunda-feira e demonstrar que existem várias formas de compor uma família.

A Family Pride Coalition e outros grupos da comunidade gay fazem hoje os últimos preparativos de um plano que usarão para ganhar visibilidade em uma sociedade que nega a eles o reconhecimento oficial.

Seu objetivo, dizem, é demonstrar que nos EUA "também" há famílias homossexuais e que elas estão preocupadas com as mesmas coisas que preocupam todos os pais.

Os casais gays chegam a uma Casa Branca hostil a sua causa. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, expressou publicamente sua rejeição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e respaldou em 2004 uma emenda constitucional para proibí-lo.

Os republicanos acham que essa decisão desempenhou um papel crucial na reeleição de Bush, que em março reiterou em entrevista coletiva que a definição do casamento corresponde à união entre um homem e uma mulher.

Além disso, no ano passado Bush provocou a ira dos pais e mães gays ao assegurar que os estudos demonstram que "a situação ideal" é aquela em que uma criança cresce no seio de um casamento entre heterossexuais.

Analistas de diferentes orientações políticas desqualificaram suas declarações ao dizer que não existem provas científicas que demonstrem que as crianças com pais ou mães gays têm desvantagem social, acadêmica ou emocional.

Apesar da rejeição de Bush à causa gay, os organizadores dizem que não irão à Casa Branca com espírito de guerra.

"Nosso objetivo é levar nossas crianças a uma tradição americana e, ao mesmo tempo, ajudar a educar a opinião pública sobre nossas famílias", disse à EFE Jennifer Chrisler, diretora-executiva de Family Pride e mãe de duas crianças.

Os organizadores esperam que mais de cem casais gays se encontrem a partir de sexta-feira à noite em frente à residência oficial para obter entradas para a festa de segunda-feira e pediram aos participantes que levem um colar havaiano para se reconhecerem entre si e chamar a atenção da imprensa.

Os organizadores refutaram a idéia inicial de que todas as famílias gays vestissem a mesma camisa porque, segundo eles, não querem dar a impressão de que é um protesto.

"Não vamos protestar contra as políticas sobre famílias gays do presidente", disse Chrisler, que assegura que o que querem é que Bush entenda "que as famílias gays existem e merecem os mesmos direitos e proteção que todas as famílias".

A chegada dos homossexuais à Casa Branca criou polêmica entre os grupos conservadores, que acusam a Family Pride e o resto de participantes de querer politizar a festa.

"Acho que é inadequado usar uma festa infantil para fazer uma declaração política", afirmou Mark Tooley, do Instituto para a Religião e a Democracia, com sede em Washington.

Tooley escreveu recentemente um artigo na revista "Weekly Standard" em que assegurava que os grupos em defesa dos gays tinham "planos secretos" para tornar a comemoração nos jardins da Casa Branca um fracasso, algo que os organizadores negam.

A festa na Casa Branca está aberta a todo mundo e as primeiras famílias a chegar serão as que receberam as entradas para a festa de segunda-feira.

Entre os poucos requisitos estão o de que uma das crianças das famílias participantes deve ter 7 anos ou menos e o que afirma que não deve ter mais de dois adultos por grupo.

A "Easter Egg Role" é uma tradição centenária que reúne nos jardins da Casa Branca milhares de famílias de todo o país – é esperada a presença de 16 mil pessoas – e em que as crianças brincam com 14 mil ovos cozidos coloridos e participam de jogos.

A primeira-dama, Laura Bush, é a organizadora do encontro, que contou esporadicamente com a presença de seu marido. A Casa Branca não revelou se Bush participará este ano da festa.

EFE