Em Havana, Préval reafirma laços Haiti-Cuba

O presidente eleito do Haiti, René Préval, reafirmou hoje (13) a amizade entre seu país e Cuba. Préval está em Havana, onde celebra encontros no mais alto nível, com uma pauta sobre temas de cooperação.

As atividades do presidente eleito e sua comitiva tiveram início hoje, com a colocação de uma coroa de flores no monumento a José Martí, herói da independência cubana.

Préval chegou ontem a Cuba, pela província oriental de Santiago de Cuba, que fica a menos de 100 km do Haiti, atendendo a convite oficial do presidente Fidel Castro, com quem tem uma reunião agendada.

Em declaração à imprensa assim que chegou a Havana, o presidente eleito manifestou interesse em ampliar a cooperação de seu país com Cuba, como parte dos esforços pela estabilidade política e social. Ele informou que cerca de 500  profissionais de saúde haitianos estão se formando em Cuba. E agradeceu o trabalho dos médicos cubanos no Haiti, responsáveis por mais de 8 milhões de consultas e 100 mil cirurgias.

Junto com Préval, chegaram à Ilha 60 jovens que estudarão medicina e 535 pacientes, 40 deles beneficiários da Operação Milagro. Este projeto cunano-venezuelano proporciona tratamento oftalmológico gratuito a latino-americanos pobres. No caso do Haiti, a Operação Milagro já realizou 25 vôos, conduzindo 600 pacientes para serem atendidos e operados em Cuba.

Préval, que já presidiu o Haiti entre 1996 e 2001, e em 1991 foi primeiro ministro do governo de Jean Bertrand Aristide, venceu as eleições presidenciais de 7 de fevereiro último.  Líder do movimento Lespwa (“A Esperança”), ele obteve a maioria absoluta dos votos válidos, elegendo-se já no primeiro turno.

Fonte: agência Prensa Latina
(http://www.prensa-latina.cu)