Sem categoria

Socorro Gomes apóia a criação de Secretaria Especial e vai debater a Bioenergia no Pará

A deputada federal Socorro Gomes (PCdoB/PA) tornou-se a primeira representante da bancada do Pará a apoiar a proposta de criação de um órgão que centralize no país as ações em relação a produç&

A deputada Socorro Gomes (PCdoB/PA) tornou-se a primeira representante da bancada federal do Pará a apoiar a proposta de criação de um órgão que centralize no país as ações em relação a produção e uso de combustíveis alternativos, como o Biodiesel.
Apoiada pelo presidente da Câmara, dep. Aldo Rebelo (PCdoB/Sp) a proposta ganhou fôlego com a aprovação durante seminário de um manifesto lançado em Brasília em defesa da criação de uma secretaria especial de bioenergia vinculada à Presidência da República. O seminário "BIODIESEL: Combustível para Cidadania", foi promovido pela Câmara dos Deputados em parceria com a ABIPT e o Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica.
Para a deputada Socorro Gomes o BIODIESEL é um caminho capaz de garantir a independência energética do País e gerar emprego e renda, especialmente na Amazônia pelas grandes variedades de oleaginosas presentes na região. " Especialistas como o físico Bautista Vidal revelam que só a produção de óleo de dendê na Amazônia seria capaz de gerar 8 milhões de barris por dia de óleo diesel vegetal, uma produção é igual ao petróleo produzido pela Arábia Saudita " disse ela.

Após o seminário Socorro Gomes encontrou-se com o seu organizador, dep. Ariosto Holanda ( PSB/CE ) discutindo a possibilidade de repeti-lo em Belém nos próximos dias. " O Biodiesel é uma das mais importantes alternativas para desenvolver a Amazônia, gerar empregos e distribuir denda. Divulgá-lo, torná-lo acessível ao paraenses e aos brasileiros da Amazônia é uma tarefa na qual empenharei fortemente o mandato".

De acordo com o deputado Ariosto Holanda, a Secretaria Especial poderia institucionalizar e profissionalizar a produção e a comercialização dos biocombustíveis, o que inclui a possibilidade de geração de emprego e renda. Segundo o documento, caberia a essa secretaria planejar, fomentar e estimular a produção, a comercialização e o uso racional da bioenergia com foco no desenvolvimento sustentável.

O físico e engenheiro José Walter Bautista Vidal, um dos criadores do Proálcool, afirmou, durante o seminário, que a combinação de sol e água abundante no País transforma o Brasil na possível grande potência de energia renovável do planeta. "Ainda não nos demos conta de que somos uma nação privilegiada para ocupar um papel decisivo no futuro", avaliou.