Sem categoria

Denúncia: indústria farmacêutica exagera doenças para aumentar lucros

Cientistas britânicos acusaram a indústria farmacêutica de exagerar doenças com o objetivo de vender mais produtos. A denúncia foi feita durante um evento realizado na Austrália, que contou com a participação de especialistas de todo o mundo.

Segundo os cientistas, até mesmo a timidez está sendo tratada pelas grandes indústrias farmacêuticas como uma doença grave, que deve ser tratada com antidepressivos. O fenômeno que os cientistas apelidaram de "disease-mongering" está afetando diversos países, segundo o jornal especializado Public Library of Science Medicine.

 

Pesquisadores afirmam que sintomas como pernas cansadas, disfunções sexuais, timidez, menopausa, entre outros, estão sendo encarados e divulgados como doenças graves. De acordo com o relatório apresentado, "sintomas são exagerados para o patamar de doença com o objetivo de vender mais remédios". Os cientistas fizeram um chamado a médicos e às sociedades civis para educar e esclarecer as populações quanto às táticas de marketing da indústria farmacêutica.

 

Com agências