Sem categoria

Cuba e Rússia assinam convênio para compra de cinco aviões

Cuba comprou à Rússia cinco modernas aeronaves. Os três Ilyuchin e 2 Tupolev servirão para missões internacionais de solidariedade no continente. Quatro aeronaves serão utilizadas para transporte de passageiros, e uma del

Por Lourdes Pérez Navarro

Na presença do presidente cubano, Fidel Castro, teve lugar na sede do Conselho de Estado a assinatura de um convênio, por meio do qual, Cuba comprará à Federação Russa cinco aviões: dois Ilyúchin IL 96-300 e três Tupolev TU 204-100. Quatro deles serão para o transporte de passageiros e um — da segunda marca — para transportar cargas.

O documento foi assinado pelo diretor-geral da Companhia Ilyushin Finance, o senhor Alexandre Rubtsov e pelo primeiro vice-presidente do Instituto da Aeronáutica Civil de Cuba (IACC), José Heriberto Prieto, que afirmou que este é um segundo passo no processo de modernização da frota aérea cubana.

Acrescentou que, bem como aconteceu com os dois aviões russos IL 96-300, comprados recentemente (em dezembro e março passado), estes cinco aviões ficarão disponíveis para a solidariedade à América Latina e a outros países do mundo.

“Nossa aviação sempre está pronta para cumprir as missões de nosso Partido, governo e do presidente, para juntar os povos, quer seja com médicos, professores, esportistas ou turistas. Os aviões cubanos sempre levaram mensagens de solidariedade e carinho, e continuaremos a fazê-lo”, destacou.

O presidente da Agência Federal de Indústria da Rússia, Boris Alioshin, qualificou como tamanha honra assistir a esta assinatura, que é uma “amostra de amizade e deixa em aberto outras possibilidades a nossas indústrias”.

Fidel dialogou bastante com a delegação russa a respeito da tecnologia destes modernos aviões, cujo consumo de combustível é consideravelmente inferior ao do IL-62M.

Além do mais, se encontravam presentes na assinatura o embaixador da Federação Russa em Cuba, Andrei Dimitriev e o presidente do IACC, Rogelio Acevedo.

*É jornalista do jornal Granma.

Fonte: Granma Internacional