Sem categoria

Wilson Santiago assume liderança do PMDB

O deputado Wilson Santiago (PB) assumiu nesta terça-feira a liderança do PMDB na Câmara dos Deputados. O cargo estava vago desde o último dia 5, quando a Mesa anulou a eleição do deputado Waldemir Moka (MS).

O deputado Wilson Santiago (PB) assumiu nesta terça-feira (11) a liderança do PMDB na Câmara dos Deputados. O cargo estava vago desde o último dia 5, quando a Mesa anulou a eleição do deputado Waldemir Moka (MS).

Na ocasião, a Mesa considerou que a eleição realizada por uma ala do PMDB –com a participação de 42 votantes, dos quais 35 escolheram Moka– não tinha valor oficial.

Segundo o regimento interno da Câmara, o líder da bancada precisa ter o apoio da maioria absoluta (metade mais um) dos 83 deputados peemedebistas.

Nesta segunda-feira, Santiago apresentou uma lista de 44 deputados declarando apoio à sua liderança. Nesta terça-feira, após checar a lista com os parlamentares, a Secretaria Geral da Mesa reconheceu Santiago como o novo líder da bancada.

A briga é vista como mais um capítulo do embate entre as alas oposicionista e governista do partido, embora existam deputados das duas tendências nos dois grupos.

Santiago, embora governista, foi eleito líder da bancada no final do ano passado com o apoio do pré-candidato do partido à Presidência da República, Anthony Garotinho (RJ). Mais tarde, Santiago assinou um requerimento feito pela ala governista e passou a ser visto como um "traidor" pelos oposicionistas.

Fonte: Folha Online