Prodi vence eleições legislativas na Itália

Com o voto decisivo dos italianos no exterior, o candidato da coalizão de centro-esquerda italiana Romano Prodi venceu as eleições legislativas do país, segundo a cadeia de televisão Sky TG24. Prodi obteve 158 cadeiras no Senad

A União de esquerda liderada por Romano Prodi venceu a eleição no Senado e a sua vitória nas duas câmaras permite-lhe formar o próximo governo italiano, segundo a emissora italiana de televisão Sky TG24.
Voto do exterior
Segundo os dados do principal canal de notícias, a coligação de esquerda obteve quatro dos seis lugares de senador eleitos pelos italianos no estrangeiro, alcançando assim uma maioria de 158 dos 315 assentos no Senado.
Os resultados totais oficiais ainda não estão disponíveis, mas os conhecidos neste momento confirmam a vantagem da União de Prodi na contagem dos boletins do estrangeiro.
Resultado europeu
"Este é um resultado profundamente europeu, e como eu disse, a Europa estará no centro da política do meu governo", afirmou Prodi, que também prometeu "relações construtivas com os Estados Unidos".
O Ministério do Interior italiano ainda não concluiu a contagem dos votos, mas os resultados parciais indicam que a coalizão de Prodi conquistou quatro das seis cadeiras do Senado que são determinadas pelos votos de italianos residentes no exterior — inclusive no Brasil.
Prodi já teria obtido uma pequena maioria, de 0,1%, na Câmara dos Deputados. Um bloco precisa sair vitorioso em ambas as casas para impedir que o país seja paralisado por um impasse parlamentar. Com a diferença muito estreita, a vantagem no Senado reivindicada por Prodi seria decisiva para a sua eventual vitória.
O candidato, um ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Européia, já havia se declarado vencedor na noite de segunda-feira.
Direita quer recontagem
Os partidários de Berlusconi, entretanto, não reconheceram derrota e pediram uma recontagem dos votos para a Câmara, onde os resultados apontam para uma estreita vantagem para Prodi. De acordo com dados do Ministério do Interior, a aliança de centro-esquerda obteve 49,8% dos votos, contra 49,7% da coalizão de centro-direita.
No Senado, resultados parciais indicam que o grupo de Berlusconi tem uma cadeira a mais, mas falta terminar a apuração dos votos para os ocupantes das seis cadeiras escolhidos por eleitores que moram fora da Itália.
Ao reivindicar a vitória, Prodi reconheceu que a sua suposta margem de vantagem no Parlamento é pequena, mas negou que isso inviabilizaria o seu governo. As duas câmaras do Parlamento têm poder igual sob o sistema eleitoral na Itália. De acordo com nova legislação eleitoral do país, imposta pela direita, a coalizão vitoriosa vai receber, automaticamente, 55% dos assentos na Câmara dos Deputados.
Fiasco econômico e social
Berlusconi governa a Itália desde 2001. Ele liderou o mais longo governo no país desde a Segunda Guerra Mundial, mas a economia teve um desempenho sofrível durante sua administração. Além disso, inexistiram políticas sociais no seu governo. Berlusconi submerge nos tribunais respondendo inúmeras acusações judiciais por corrupção.
A formação de um novo governo terá que esperar até depois da eleição de um novo presidente do país no mês que vem. O mandato de sete anos do presidente Carlo Azeglio Ciampi está chegando ao fim.
Com agências internacionais