Sem categoria

PCdoB,PT,PSB e PMDB devem marchar unidos na Bahia

A candidatura a governador de João Durval Carneiro (PDT) – pai do prefeito pedetista de Salvador, João Henrique – noticiada pela imprensa nos últimos dias, foi comentada pelo presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza,

“A direção nacional do PDT veiculou na TV recentemente o programa da legenda com conteúdo agressivo e radicalizado contra o governo Lula e proibiu as suas direções estaduais de se coligarem com o PT em qualquer parte do Brasil. Acredito que o anúncio da candidatura de João Durval se relaciona a essas circunstâncias”, disse o presidente estadual do PCdoB.

A candidatura de João Durval torna improvável que a oposição ao grupo carlista marche unida no primeiro turno das eleições majoritárias. Com a saída do PDT, O PCdoB, PT, PSB E PMDB mantêm a articulação em torno da candidatura do ex- ministro do Governo Lula, Jacques Wagner.  Péricles disse que “Os quatro partidos( PCdoB, PT, PSB e PMDB) estão mantendo conversações e devem marchar unidos com uma chapa mais competitiva do que a chapa do PDT para enfrentar a candidatura à reeleição do governador Paulo Souto do PFL e com isso chegar ao segundo turno nas eleições de governador”.  Ele lembra que isso ocorreu em outras eleições, inclusive na última eleição para prefeito de Salvador, quando a oposição ao candidato do grupo carlista se dividiu e no segundo turno se convergiram em torno da candidatura vitoriosa de João Henrique.  “No momento atual a perspectiva é a existência de duas chapas em oposição ao grupo carlista nas eleições majoritárias na Bahia, sendo a liderada por Jacques Wagner a chapa que tende a passar ao segundo turno e unificar a oposição ao PFL, num segundo momento”, disse Péricles, informando também que os quatro partidos faltam ainda deliberar sobre as candidaturas a vice-governador e ao Senado.

Ao persistirem as duas chapas no campo da oposição, Péricles manifesta a sua expectativa de que o prefeito de Salvador, João Henrique, mantenha posição de independência em relação aos dois candidatos e conduza a sua administração com o conjunto de partidos que são oposição ao PFL no Estado e participam do governo municipal.

Quanto às discussões da reunião da Comissão Política Estadual, Péricles disse que não houve mudança no projeto eleitoral do PCdoB. Derrotar o PFL da Bahia e construir um palanque mais amplo possível de sustentação da campanha para reeleição de Lula são objetivos entrelaçados, é o que considera o PCdoB. O presidente estadual informa que a reunião deliberou a intensificação da pré-campanha de Olívia Santana para o Senado e definiu as áreas e coordenações de campanha das candidaturas proporcionais. Transformar as convenções eleitorais municipais em grandes eventos políticos de campanha dos candidatos da chapa majoritária e proporcional foi outra decisão da reunião, ressaltada por Péricles.