Sem categoria

Mestranda homenageia quatro heróis gaúchos do Araguaia nesta quarta

Deusa Maria de Souza, Dirigente Municipal do PCdoB de Novo Hamburgo estará defendendo, nesta quarta(12), às 14 horas na Sala 1A262 da Unisinos, a dissertação  de mestrado em História: Caminhos Cruzados: trajetória de d


Em sua tese, Deusa estará desenvolvendo a brava história de quatro brasileiros gaúchos que desapareceram nas selvas do Araguaia defendendo a democracia e a liberdade do Povo brasileiro contra a Ditadura Militar entre os anos 1972 e 1975, em pleno coração do Brasil, todos militantes do PCdoB.


O Cenário de luta

Araguaia, Xambioá, Marabá, Sul do Pará, divisa com o estado de Tocantins ( antes Goiás) foi o cenário escolhido pelos dirigentes do PCdoB, a partir de 66,   para darem início naquela que foi a maior saga guerrilheira do Brasil, de enfrentamento à ditadura sangrenta, implementada pelas Forças Armadas em terras brasileiras.
Adaptando-se à nova vida, muitos dos quais estudantes, os guerrilheiros se incorporavam a vida simples dos campoeses, viraram comerciantes, médicos, curandeiros para assim conquistaram a confiança e uma maior ligação com a gente simples e desconfiada, da região. Em 1970 o Exército chega na Região. Foi exatamente neste período que migram para a Região conhecida como Bico do Papagaio o restante dos militantes do PCdoB para se incorporarem à guerrilha e reforçarem a luta contra a didatura. Aumentam a organização e através da União pela Liberdade e pelo Direito do Povo(ULDP) surgem os primeiros manifestos e panfletos denunciando a didatura e reivindicando direitos e liberdades.
Em abril de 1972, as Forças Armadas descobriram os núcleos de guerrilha, iniciaram o combate aos guerrilheiros. A resistência inicia e, por despreparo, às Forças Armadas sofrem sua primeira derrota. Mais tropas do Exército deslocam-se para a Região e buscavam aterrorizar a população propagandeando os guerrilheiros como terroristas, criminosos ou bandidos. O povo ficou do lado dos guerilheiros. Ao recuar , o Exército mapeia a região através de informações do Serviço Nacional de Informações(SNI), inicia a perseguição a população local. Cercam os guerrilheiros na Selva que se articulam e reagem às investidas militares.
Em 73, em plena comemoração natalina as Froças Armadas impõe  aos guerrilheiros do Araguaia sua principal derrota. Juntas, os três destacamentos da Guerrilha viram tombar seus principais dirigentes entre eles: Maurício Grabóis, Ângelo Arroio e Osvaldo Orlando da Costa ( Osvaldão ). Muitos outros como Helenira Rezende, Dinalva de Oliveira, Jaime Petit, os camponeses Carretel, Joaquinzão, José Lourival, entre outros,  sucumbiram na luta e resistência com a bravura e a coragem de verdadeiros heróis de nosso povo.
 
Os quatro gaúchos da Guerilha do Araguaia:

João Carlos Hass Sobrinho ( Juca) :
Estudante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul destacou-se como líder estudantil na década de 60, onde foi eleito presidente do Centro Acadêmico Sarmento Leite. Em 67 mudou-se para Porto Franco no Maranhão, já como médico, às margens do Tocantins, intalando ali um pequeno Hospital. Com a repressão divulgando as fotos dos "perseguidos", teve de abandonar Porto Franco. Na guerrilha cumpriu um papel importante como "Doutô" da população ribeirinha.João Carlos Hass Sobrinho nasceu em São Leopoldo.
Paulo Mendes Rodrigues ( Paulo):
Entrou pro Partido no início dos anos 60, participou ativamente da reorganização do PCdoB em 62 quendo surgiu o revisionismo. Era economista. Foi um dos primeiros a chegar à Região de Caiano, no Araguaia.  Foi morto pelas Forças Armadas no dia 25.12.73 quando comemorava o Natal com a população do lugar.
José Humberto Bronca (Ruivo, Zéca ou Fogoió):
Nasceu em Porto Alegre em 1934.Foi ciclista, motociclista, praticou  natação e remo conquistando várias medalhas. Formou-se em mecânica de avião, tendo trabalhado na Varig.  Após o Golpe militar foi morar na China, voltou em 66 e entrou no Rio de Janeiro. Homem de hábito simples foi o primeiro a chegar no Araguaia em 69 e tombou pelas balas do Exército no Natal de 73. Foi o primeiro guerrilheiro a ser reconhecido como morto pela União.
Cilon da Cunha Brum(Comprido ou Simão):
Nasceu em São Sepé em 46. Iniciou seus estudos no Rio Grande do Sul, após mudou-se para São Paulo onde cursou economia na PUC. Foi preidente do DCE da PUC. Comprometido com a luta, dedica-se a viver no campo na Região do Araguaia e incorpora-se à Guerrilha  e também, naquele fatídico Natal de 73 tombou diante do implacável ataque do Exército.

A luta da Guerrilha do Araguaia durou até 1975 através de combativos e bravos guerrilheiros com poucos que sobreviveram.
A saga da Guerilha inspirou o cineasta Duque Estrada que produziu " Araguaya: a Conspiração do Silêncio" e mereceu Prêmio Especial de Juri de Gramado em 2004.
O Dia 12 de abril é uma data marcante para os militantes do PCdoB e a camarada Deusa, ao apresentar para a banca da Unisinos sua dissertação de Mestrado presta, na verdade, uma homenagem à memória viva dos Guerrilheiros do Araguaia que tombaram, assim como tantos outros heróis do nosso povo,  por um mundo de dignidade, igualdade e justiça para os brasileiros.


Geovani Machado

Chefe de Gabinete da Deputada Jussara Cony