Economia mundial deve crescer 3,5% no ano, diz OMC

A Organização Mundial do Comércio (OMC) disse que a economia mundial deve crescer 3,5% e o comércio 7% este ano. Os economistas da OMC afirmaram que, em 2005, o comércio mundial se expandiu 6%, depois da alta de 9% observada no ano anterior.

O economista-chefe da instituição, Patrick Low, apontou como fatores de risco para a evolução positiva do comércio e da economia a alta dos preços do petróleo e das taxas de juros internacionais, bem como os crescentes desequilíbrios globais. "A situação econômica mundial no início de 2006 continua sendo cheia de incertezas", acrescentou Low.
O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, afirmou em comunicado que "os desequilíbrios persistentes, devidos em grande parte a fatores macroeconômicos, continuam preocupando algumas das grandes economias".  A OMC também alertou para os perigos de que "a demanda nos Estados Unidos arrefeça com mais força do que o previsto sob o impacto do aumento das taxas de juros reais e de custos mais altos de energia, e de que a incipiente recuperação da União Européia acabe não se materializando".
Com agências