Cosmonauta diz que pretende continuar atuando no Programa Espacial Brasileiro

Marcos Pontes disse hoje à mídia brasileira que vai continuar trabalhando em projetos para o Programa Espacial Brasileiro, usando a experiência adquirida com sua viagem até a Estação Espacial Internacional a bordo da nave

O cosmonauta Marcos César Pontes disse hoje à Agência Brasil que pretende usar a experiência adquirida na viagem para estimular o Programa Espacial Brasileiro. Ele lembrou que, além da viagem promovida pelos russos, teve participação no programa americano e fez um treinamento durante três anos com técnicos japoneses. Sobre as próximas atividades, ele respondeu: "vamos ver como vai ser; não, nós vamos fazer sim".

Pontes informou ainda que mantém boas relações com os técnicos europeus. "Eu pretendo usar isso para realizar meus projetos". A entrevista de hoje foi a última manifestação de Pontes na Rússia. Ele permanece no país, onde pratica exercícios para readaptação, até o próximo dia 19, quando retorna ao Brasil. Está previsto um encontro com o presidente Lula.

Antes da entrevista, o cosmonauta afirmou que pretende tirar férias na Rússia, depois do período de readaptação. Ao lembrar a passagem amanhã (12) dos 45 anos da viagem do primeiro homem ao espaço, o cosmonauta russo Yuri Gagárin, em 1961, Pontes disse que o russo é seu herói e que se sente muito feliz por ser comparado a ele pelos russos.

A entrevista foi dada no centro médico da Zviozdi Gorod (Cidade das Estrelas). Em um boletim divulgado ontem, a Roscosmos informou que o cosmonauta brasileiro passou por check-up e que a saúde dele é excelente.

Com informações da Agência Brasil