Chávez acusa embaixador estadunidense de provocador

Na opinião do presidente Hugo Chávez, o embaixador dos Estados Unidos na Venezuela, William Brownfield, desrespeitou a Convenção de Viena, acusando-o de ser um "provocador" por qu

Segundo o presidente Chávez, o representante diplomático provocou a agressão que sofreu recentemente quando um grupo de motorizados perseguiu sua caravana, arremessando ovos e tomates contra seu automóvel como protesto contra sua presença em um ato de doação de material esportivo no bairro de Coche.

Embora repudiando as agressões contra Brownfield, o líder venezuelano assegurou que é o próprio embaixador americano quem provoca estes atos, ao comparecer "sem permissão" nos bairros da capital. "Depois vem o Império e nos ameaça. É você um provocador. Rechaçamos qualquer agressão nem a promovemos nem nada, mas o embaixador segue com seu empenho em se exibir em bairros dando de presente luvas e bolas de beisebol. Ele tem que atuar com meu governo, ele não pode andar como Pedro por sua casa", disse Chávez.

Ontem o governo do presidente George W. Bush ameaçou restringir a movimentação do embaixador venezuelano na capital norte-americana. "Você, com sua imprudência, pode gerar um fato grave porque anda com gente armada, com corpos de segurança. Nos ameaçaram a partir de Washington por causa deste assunto que você provocou. Se algo acontecer, você é o culpado", acusou o presidente venezuelano, que o advertiu que pode afastá-lo da Venezuela se continuar com suas provocações.

 

"Você sabe que somos iguais. Se o governo de Washington tomar alguma medida contra a Venezuela motivado por suas provocações você será o responsável e o declararemos ‘persona non grata’. Saiba, vá preparando suas malas (…) se continuar provocando o povo venezuelano, vai ter de ir embora daqui".

Da Redação
Colaborou Max Altman