Sem categoria

Cai diferença de votos entre Flores e García no Peru

A diferença entre a candidata da direita conservadora Lourdes Flores e o ex-presidente de centro esquerda Alan García caiu nas últimas horas e agora está ainda mais acirrada a disputa para definir quem será o oponente do nacionalista Ollanta H

Com 67,29% dos votos apurados, Humala obteve 28,7% de um total de 8.680.395 de votos válidos, segundo o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE). Flores, da aliança União Nacional, está em segundo lugar com 25,78% dos votos válidos, seguida de perto pelo social-democrata García, do histórico Partido Aprista Peruano, com o 25,07%.

A ONPE informou no domingo que a apuração total dos votos pode durar 20 dias. Mais de 16,4 milhões de peruanos foram convocados às urnas neste domingo para eleger um presidente, dois vice-presidentes, 120 representantes do Congresso e 15 membros do Parlamento Andino (5 titulares e 10 suplentes).
Nenhum dos candidatos presidenciais obteve a maioria absoluta dos votos, o que levará a decisão para o segundo turno, de onde sairá o sucessor do atual presidente, Alejandro Toledo.

Da redação
Com agências