Aumenta repúdio a al-Jaafari no Iraque

Os grupos curdos e árabes sunitas do Iraque reiteraram hoje que se opõem a que o primeiro-ministro em fim de mandato, o xiita Ibrahim al-Jaafari, forme o novo governo do país, onde o processo político continua em impasse desde dezembro.

A rejeição a Ibrahim al-Jaafari, candidato da Aliança Unida Iraquiana (AUI), um grupo xiita que ocupa 128 das 257 cadeiras do Parlamento, foi expressada por porta-vozes da Coalizão Curda e da sunita Frente do Consenso Nacional (FCN).

Os principais líderes da AUI, integrada por 17 formações, incluindo o Partido Ad Dawa de al-Jaafari, mantêm negociações desde domingo para tomar uma decisão final sobre as divergências com os demais grupos acerca da formação do novo Governo.

"Enviamos uma carta à AUI para pedir que apresente outra pessoa que não seja al-Jaafari para o posto de primeiro-ministro", disse Zafir al-Ani, porta-voz da FCN.

Postura similar foi expressada hoje aos jornalistas por Mahmoud Ozman, porta-voz da coalizão curda, ao afirmar que os curdos também informaram oficialmente à AUI sobre sua oposição à candidatura de al-Jaafari.

A coalizão curda, que ocupa 54 cadeiras da Câmara, está integrada pelos dois principais partidos da região autônoma do Curdistão, o Partido Democrático Curdo (KDP) e a União Patriótica Curda (UPK), esta última dirigida pelo presidente em fim de mandato Jalal Talabani.

Vários líderes sunitas acusam autoridades do governo de al-Jaafari de promover a violência entre os grupos religiosos e de não atuar em favor do restabelecimento da segurança no país.

Harith al-Dhari, o líder da sunita Comissão de Ulemás Muçulmanos (CUM), afirmou recentemente que cerca de 4 mil árabes sunitas foram assassinados durante o governo de al-Jaafari, formado em abril de 2005 e controlado pelos xiitas.

Com agências internacionais