Sem categoria

Sunday Time também afirma que Bush atacará o Irã

Os Estados Unidos estão planejando um ataque contra centrais nucleares do Irã antes do fim do mandato do presidente George W. Bush, em menos de três anos, segundo o jornal The Sunday Times. A publicação afirma que Bush e seu vice-presidente, Dick Cheney,

Bush e Cheney teriam tomado a decisão de não legar o “problema” a seus sucessores. O Pentágono, segundo a publicação, está analisando várias opções para destruir "em uma só noite de bombardeios" instalações como a usina de enriquecimento de urânio de Natanz, no centro do país. Richard Perle, um dos chamados "neoconservadores" influentes no governo norte-americano e conhecido por sua linha dura em assuntos de segurança nacional, disse que esse eventual ataque poderia "acabar antes de alguém perceber o que aconteceu". "A única pergunta então seria o que fariam os iranianos como represália", acrescentou Perle.

“Analistas em defesa” citados pelo Sunday Times acham que a as forças norte-americanas usariam como arma no ataque a bomba chamada "Big Blu", de mais de 13 mil kg de peso, especialmente projetada para destruir instalações subterrâneas e que estará disponível só no fim de 2007.

 

De acordo com o Sunday Times, o governo de Washington pediu assessoria a especialistas em defesa e ao Oriente Médio para elaborar seu plano de ataque. Assim, a opção preferida pelo governo norte-americano seria a utilização de uma pequena quantidade de aviões de combate que decolariam da ilha britânica de Diego García, no Oceano Índico, o que tornaria necessária uma autorização do governo de Londres. No entanto, o possível apoio britânico à ofensiva militar contra o Irã seria "muito constrangedor" para o governo do Reino Unido, que insiste em que "a solução diplomática ainda é possível".

 

 

Com agências