Ministros brasileiros negociam TV digital com premiê japonês

A delegação de ministros brasileiros que irá nesta semana ao Japão negociar a instalação, no Brasil, de uma fábrica de semicondutores será recebida pelo primeiro-ministro do governo japonês, Junichiro Koizumi. Integram a comitiva os ministros das Comunica

A fábrica de semicondutores, chips usados em televisores, eletrodomésticos e computadores, é uma das exigências do governo brasileiro para a escolha do padrão de TV digital que será implantado no Brasil. Além do modelo japonês, também estão em estudo as tecnologias européia e norte-americana. De acordo com a agenda distribuída pelo Itamaraty, os encontros ocorrerão entre terça e quinta-feira. Também estão previstas reuniões com os ministros japoneses dos Negócios Estrangeiros, Taro Aso, do Interior e Comunicações, Heizo Takenaka, e da Economia, Comércio e Indústria, Toshihiro Nikai, além do vice-presidente da Associação de Indústrias e Negócios de Rádio, Genichi Hashimoto. Entre as empresas japonesas que vêm negociando com o governo brasileiro estão a NEC, Panasonic, Sony e Toshiba.

Tanto os japoneses quanto os europeus mostraram interesse em instalar fábricas desse tipo no Brasil, mas os dois lados argumentam que essa decisão depende de estudos de viabilidade econômica, que devem levar cerca de um ano para serem concluídos. Com a viagem, as negociações com os japoneses poderão se tornar mais efetivas, aumentando assim as chances de o padrão japonês ser o escolhido. Para manter um equilíbrio nas negociações, chegou-se inclusive a ser sugerido no governo que a delegação de ministros passasse também pela Europa, mas a idéia, defendida pelo ministro Furlan, não foi adiante, pelo menos por enquanto.
O resultado da viagem constará de um relatório que os ministros integrantes do Comitê de Desenvolvimento da TV Digital entregarão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A escolha do padrão está pelo menos dois meses atrasada em relação ao cronograma inicial do governo, que previa o anúncio em 10 de fevereiro. Não há, no entanto, uma nova data prevista para a definição do padrão, mas representantes de emissoras de TV já previram que dificilmente a TV digital possa iniciar sua operação comercial ainda neste ano.
A informação é da
Agência Estado