Milhares protestam contra discriminação a imigrantes nos EUA

Milhares de pessoas se manifestaram no domingo (9) nas cidades de Dallas e Fort Worth (Texas) e em Salt Lake City (Utah) para pedir a aprovação de uma reforma migratória que regulariza a situação de 12 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

Grande parte dos manifestantes estava com bandeiras norte-americanas e vestia camisetas brancas em sinal de paz e outras em que se lia "Não ao HR 4437". O HR 4437 é um projeto de lei aprovado pela Câmara de Representantes em dezembro que prevê a construção de um muro na fronteira entre Estados Unidos e México e considera criminosos os que ajudarem os ilegais. Os imigrantes e seus filhos, nascidos dentro e fora dos Estados Unidos, representam 40% dos moradores do norte do estado do Texas.

 

 

Uma pesquisa divulgada pela firma Ipsos indica que a imigração está entre os três temas que mais preocupam os norte-americanos, e está atrás apenas da guerra no Iraque e da economia. A pesquisa, realizado entre 3 e 5 de abril, revela que para 19% dos norte-americanos sua maior preocupação é a guerra do Iraque, seguido de 14% que afirmam que a Economia é o assunto prioritário e, em terceiro lugar, está a imigração, com 13%. Este número é quatro vezes superior aos dados divulgados em janeiro. Em 2005, as autoridades americanas detiveram cerca de 1,2 milhões de imigrantes na fronteira com o México.

 

 

Com agências