Mais de 800 indígenas participam de conferência em Brasília

O Brasil terá, pela primeira vez, um encontro nacional entre lideranças indígenas: a Conferência Nacional dos Povos Indígenas. O evento, a ser realizada em Brasília, entre os dias 12 e 19 de abril, vai reunir 800 delegados eleitos por c

Para o deputado Carlos Abicalil (PT-MT), que é membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas na Câmara dos Deputados, a conferência sintetiza um dos aspectos mais importantes da política de governo do presidente Lula. “Esta conferência representa um salto na execução, por parte do estado brasileiro, das demandas desta importante parcela da população brasileira”, disse.

 

Segundo Abicalil, possibilitar que os próprios povos indígenas construam com o governo políticas públicas que atendam suas necessidades, representa uma grande inversão na relação tradicional entre governo e os indígenas, existente até hoje no Brasil.

 

“Isso vai possibilitar a participação e a representatividade dos povos indígenas nas decisões e na construção de políticas que o estado brasileiro implantará para estas comunidades. Assim, estaremos promovendo a democracia e reconhecendo os direitos de todos os povos indígenas brasileiros”, disse Abicalil.  

 

Direitos plenos

 

Na avaliação do deputado Eduardo Valverde (PT-RO) a conferência possibilitará uma reorientação e construção da história desses povos no Brasil. “Precisamos garantir que sejam construídas políticas públicas que garantam aos índios direitos plenos de cidadãos brasileiros sem que eles percam sua identidade. É obrigação do estado garantir o direito ao território, educação, saúde e a manutenção da cultura indigenista”, disse.

 

De acordo com Valverde, a expectativa é fazer com que depois de concluída todas as discussões acerca dessas políticas o estado brasileiro consiga colocá-las em vigor. “Além de possibilitar o debate, precisamos garantir também a implantação desses direitos”, disse.

 

No ano passado, a Funai realizou nove conferências regionais, em que foram discutidos assuntos de interesse das comunidades indígenas, como autonomia política, educação, saúde e demarcação de terras. Nesses encontros, foram eleitos os 800 representantes dos povos indígenas que participarão da conferência em Brasília.

 

Fonte: Informes PT