Chávez manda embaixador dos EUA preparar as malas

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que pode expulsar o embaixador norte-americano em Caracas se ele continuar realizando o que o presidente qualificou como atos de provocação em seu país.

Chávez acusou o representante diplomático William Brownfield de ser resposável por um incidente na sexta-feira, quando manifestantes lançaram vegetais e ovos contra a comitiva do embaixador, para depois persegui-la com motocicletas. "Se você vai continuar provocando, vá preparando suas malas porque vou te mandar embora daqui", disse Chávez em seu programa dominical "Alô Presidente".

 

Após o incidente, o embaixador venezuelano em Washington recebeu uma reclamação verbal do Departamento de Estado, de que o representante dos Estados Unidos não estava recebendo “a devida proteção prevista em acordos internacionais”. "Se o governo de Washington tomar alguma medida contra a Venezuela motivado por suas provocações, o senhor será o responsável e terá de ir embora daqui, cavalheiro. O senhor seria declarado persona no grata", afirmou Chávez.

 

O embaixador norte-americano já tinha sido objeto de protestos enquanto visitava algumas cidades. "Para que não se repita, são vocês aí do Mister Danger (como costuma chamar o presidente norte-americano, George W. Bush) que têm de dar instruções claras a seu embaixador, que se converteu em um provocador", afirmou Chávez.

 

Com agências