Coréia do Norte retoma negociações interrompidas por EUA

O principal representante da República Popular Democrática da Coréia do Norte nas negociações sobre a pressão norte-americana contra o programa nuclear do país iniciou conversas, no sábado (8), com outros representantes envolvidos no diálogo para tentar r

Outros representantes chegarão na próxima semana para participar das negociações. "Queremos ativar contatos bilaterais e multilaterais para que haja progresso nas negociações de seis partes", disse Kim. O principal representante da Coréia do Sul, Chun Yung-Woo, disse que se reuniu com Kim no sábado para discutir a retomada das negociações. O principal representante do Japão, Kenichiro Sasae, também disse ter conversado com Kim por duas horas. Ativistas japoneses de direita protestaram em frente ao hotel em Tóquio onde a delegação de Kim está hospedada, mas encerraram a manifestação depois de um breve confronto com manifestantes democráticos.
O ministro da Defesa norte-coreano, Kim Il-Chol, colocou em dúvida o comprometimento dos Estados Unidos nas negociações, dizendo que o governo norte-americano estava fazendo da Coréia do Norte um alvo para um "ataque preventivo". O negociador-chefe norte-americano, Christopher Hill, chegará a Tóquio na segunda-feira para um fórum privado. O principal representante da China, Wu Dawei, também estará na capital japonesa. Hill não tem planos de se reunir com o representante norte-coreano, mas não afastou a possibilidade.
Com agências