Sem categoria

Adutora leva água para semi-árido piauiense

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMAR, começa a entregar no próximo dia 10 de maio, a primeira etapa da maior obra hídrica do governo Wellington Dias (PT), a Adutora do Garrinc

Nas outras cinco cidades (São Brás, Várzea Branca, Dirceu Arcoverde, Jurema e Anísio de Abreu), as obras deverão ser entregues até o mês de junho. Ao todo, serão 196 quilômetros de extensão de adutora, que vão beneficiar 60 mil pessoas, cerca de 12 mil famílias da região de São Raimundo Nonato, solidificando um dos maiores investimentos já feitos no setor hídrico do Piauí.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Dalton Macambira(PCdoB-PI), essas quatro cidades serão as primeiras contempladas por estarem localizadas próximas a barragem Petrônio Portela, que tem capacidade para 181 milhões de metros cúbicos. O investimento total da adutora gera em torno de R$ 37 milhões. “Desses, R$ 6 milhões é contrapartida do Governo do Estado, dinheiro que sai do ICMS, da arrecadação pública”, explica Dalton Macambira.

É importante enfatizar que a adutora tem 10 estações elevatórias cuja função é retirar a água de regiões mais baixas e levar até as regiões mais altas. Cada cidade atendida pelo sistema contará com um reservatório para acumular a água que chegará através da adutora. O reservatório de São Raimundo Nonato tem capacidade para acumular 670 mil litros de água que serão somados ao da Agespisa que tem capacidade de acumular 500 mil litros, que somados colocará à disposição da população mais de 1 milhão de litros de água em quantidade e de boa qualidade para abastecimento humano.
 “Com a garantia de água tratada na região, a Agespisa ficará responsável pela distribuição do produto para os consumidores que passam a ter água de boa qualidade nas torneiras. Assim, apostamos no fim do sofrimento de milhares de pessoas da região semi-árida piauiense que depende do abastecimento d´água, através de carros-pipas”, ressalta o vice-governador do Piauí, Osmar Júnior (PCdoB-PI).
Mas, além dos nove municípios atendidos pela adutora, o projeto contempla mais dois sistemas independentes de Fatura e Caracol. O sistema de Fatura, com captação no Açude Fartura, compreende a ampliação do barramento, a implantação de uma estação elevatória e melhorias do sistema existente-ETA e adutora.

Para o sistema de Caracol está sendo feita a perfuração de cinco poços tubulares, a implantação de um reservatório de compensação, uma estação de tratamento e uma rede elétrica com 12 km de extensão.