Líder do PT alerta para guerra do “vale tudo”

O líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado Henrique Fontana (RS), alertou a população brasileira, em pronunciamento na tribuna da Casa, para a "luta política" que está sendo travada no país, desencadeada pelo PSDB e

O líder petista analisou que a oposição não se conforma com o fato de que o governo Lula tem melhorado o país. "O que incomoda o PSDB e o PFL é que o Brasil de hoje é bem melhor do que o Brasil de 1º de janeiro de 2003, que nos foi entregue à beira do colapso, depois de ter quebrado duas vezes, nas gestões do PSDB e PFL".

Para Fontana, a tentativa da oposição de envolver o nome do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, na crise política, é atitude "de quem aposta, sempre, permanentemente, na desestabilização do governo Lula", disse.

Compromisso do governo

"Não existe prova de nenhuma situação na qual o ministro Thomaz Bastos tenha rompido o critério republicano de que a Polícia Federal deve atuar como parte da estrutura de Estado. Um inquérito na Polícia Federal está esclarecendo de maneira constitucional e correta quem são os responsáveis pela quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo", salientou.

O líder do PT frisou que a postura do governo Lula no episódio "demonstra mais uma vez os compromissos e os preceitos constitucionais do governo", disse. "Assim que soube da quebra do sigilo bancário, o presidente Lula determinou uma investigação coordenada pelo ministro da Justiça. Esse inquérito foi tão profundo que levou ao afastamento do ministro da Fazenda e do diretor presidente da Caixa Econômica Federal", ressaltou.

Incoerência do PSDB

Ele cobrou coerência do PSDB que impediu a realização de uma CPI para investigar o governo Alckmin, em São Paulo. "O PFL e o PSDB não querem investigar o governo Alckmin e dizem que o governo Lula é que impede investigações, quando o nosso governo foi um dos mais investigados da história deste país", afirmou.

"Por que o PSDB impede a instalação de uma CPI na Assembléia Legislativa de São Paulo para investigar as denúncias publicadas na Folha de São Paulo, de tráfico de influência e eventual compra de votos da base aliada do governador Alckmin, através do uso das verbas publicitárias da Nossa Caixa?", questionou Fontana.

Fonte: Informes PT