Sem categoria

UNE se prepara para 11º CONEB

Vem aí o 11º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB). A União Nacional dos Estudantes (UNE) promove o encontro de 13 a 16 de abril, na Unicamp, em São Paulo. É um dos maiores e mais representativos fóruns de deliberação do movimento estudantil. Cer

O 11º CONEB será palco de importantes definições para o movimento estudantil, como o posicionamento da entidade nas eleições presidenciais de outubro, além de reformas na estrutura organizativa da UNE. Intelectuais e personalidades políticas debaterão junto com os estudantes grandes temas do país: reforma política; a integração da América Latina; políticas públicas para a juventude; preservação da Amazônia; papel dos movimentos sociais; democratização dos meios de Comunicação; reforma universitária e os rumos do trabalho cultural da UNE.

O CONEB será também um importante espaço de debate sobre o Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA), promovido também pela UNE. Nesse espaço, os estudantes poderão conferir mostras dos trabalhos já desenvolvidos pela rede dos CUCAs em vários estados. Atualmente, a UNE possui 10 CUCAs (Recife, Campina Grande, Salvador, Vitória, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba. Mato Grosso e Brasília), aprovados no projeto Cultura VivaPonto de Cultura.
 
A programação cultural inclui apresentações de teatro, música, literatura e cinema, além de um grande show todas as noites. O cantor Marcelo D2 se apresenta no dia 15. Um dia depois, haverá grande manifestação dos estudantes pelas ruas de Campinas, em protesto contra a entrada do capital estrangeiro na educação.