Tensão cresce no Nepal: 300 são presos

Dez pessoas morreram e 300 foram presas hoje no Nepal, no primeiro dia de manifestações contra a ditadura monárquica do rei Gyanendra e pelo retorno do sistema parlamentar de governo do país. As dez mortes ocorreram durante uma ação da guerrilha nepalesa,

Cerca de 300 manifestantes foram presos hoje no Nepal, durante massivas manifestações contra a ditadura imposta pelo rei Gyanendra, que aplicou um golpe de estado no país em fevereiro de 2005.

Além das detenções, um ataque da guerrilha maoísta às forças armadas na cidade de Malangwa, 300 km ao sul de Katmandu, libertou mais de cem guerrilheiros que estavam presos nas instalações militares.

A ação, de acordo com as agências internacionais, terminou com a morte de dez pessoas, dentre eles 2 rebeldes e 5 policiais.

Na última terça-feira (4/4) o governo proibiu todas as concentrações públicas em Katmandu. Vários membros da oposição foram presos nas últimas 24 horas, com o objetivo de tentar travar as manifestações que incluem uma greve geral de quatro dias e que teve início hoje.

O Nepal vive momentos conturbados desde fevereiro de 2005 quando o rei Gyanendra deu um golpe de Estado, dissolvendo o parlamento e prendendo os integrantes do governo.

Segundo ele, o executivo “não conseguiu conter a rebelião maoísta”, que já dura uma década. A oposição marcou para sábado uma nova manifestação nacional.

Da redação, com agências internacionais