Orlando Silva toma posse no Ministério do Esporte

Orlando Silva assumiu, nesta terça-feira (4), com apenas 34 anos, o Ministério do Esporte. A solenidade de Transmissão do Cargo de Agnelo Queiroz para o seu auxiliar mais próximo e colega de partido – ambos são do PCdoB – foi marcada por homenagens e agra

Orlando Silva assumiu, nesta terça-feira (4), com apenas 34 anos, o Ministério do Esporte. A solenidade de Transmissão do Cargo de Agnelo Queiroz para o seu auxiliar mais próximo e colega de partido – ambos são do PCdoB – foi marcada por homenagens e agradecimentos. A primeira homenagem veio do O presidente Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, entregou placa de agradecimento, dedicando "ao grande empenho das ações do Ministério que estão na história do esporte brasileiro desde hoje", afirmou.

 

Outra placa de agradecimento veio do Comitê Organizador dos Jogos Pan e Parapan-americanos Rio 2007 (CO-RIO). O subsecretário Estadual de Esportes para os XV Jogos Pan-americanos, Bernard Rajzman, destacou "a atuação sempre marcante do Ministério do Esporte em relação ao Pan 2007. Sem as ações do Ministério neste ano, dificilmente teríamos confiança na magnitude que hoje esperamos para os jogos de 2007", afirmou.

 

O ex-ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, que retorna à Câmara dos Deputados para cumprir seu terceiro mandato como deputado federal, disse, no evento, que grandes avanços foram conquistados desde a criação do Ministério do Esporte, apesar da estrutura ainda ser pequena mediante à demanda do país.

 

Ele agradeceu as homenagens e demonstrou confiança de que todos seus trabalhos serão continuados pelo sucessor. "Esse é um momento muito especial e eu tenho a convicção de que o ministro Orlando Silva estará envolvido e participante no desenvolvimento de todos os programas que traçamos no Ministério", afirmou Agnelo, enfatizando a importância do uso do esporte como ferramenta fundamental para o desenvolvimento do país.

 

Em resposta a Agnelo, Orlando Silva destacou, em seu discurso, o compromisso com a área desportiva e com a cidadania. "O foco do Ministério do Esporte e do governo Lula está em dar abertura ao sentimento e à voz dos que gritam em silêncio. Este primeiro momento da minha gestão é de homenagem, agradecimento e compromisso e o meu primeiro compromisso é com o esporte brasileiro. Eu me comprometo em desenvolver todos os nossos projetos e a dar continuidade à toda luta desenvolvida no Ministério do Esporte".

O ministro falou também sobre a sua expectativa quanto à Lei de Incentivo ao Esporte e mostrou a importância de se ajustar o esporte à educação para a inclusão social do povo brasileiro.

 

A transmissão de cargo do ministro do Esporte contou com a presença de convidados ilustres como o ministro da Previdência Social, Nelson Machado, o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Vital Severino Neto, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rebelo, o presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Jorge Steinhilber, além de deputados e artistas como MV Bill e Celso Athaide – produtores do documentário Meninos do Tráfico. Conferência do Esporte.

 

A Conferência Nacional do Esporte mereceu destaque nas palavras dos dirigentes do Ministério do Esporte. Segundo Agnelo, o Brasil tem hoje uma Política Nacional de Esporte graças à mobilização durante a primeira edição do evento, realizada em 2004. "Tenho certeza de que a Política Nacional será consolidada pela 2ª Conferência do Esporte e se tornará uma ferramenta de inclusão social", disse.

 

O novo ministro do Esporte destacou a importância do processo de Conferência Nacional do Esporte na missão de estruturar o setor no país. "Este é um momento de compromisso com o esporte brasileiro e sabemos que a demanda é imensa. Por isso, temos o desafio de consolidar uma política por meio de um Sistema Nacional de Esporte, que está sendo discutido neste momento na II Conferência do Esporte", afirmou o ministro, referindo-se aos encontros que acontecem desde janeiro por todo o Brasil.

 

A Conferência Nacional do Esporte foi instituída pelo presidente Lula em 2004 e em sua primeira edição mobilizou 83 mil pessoas em todo o país. Marcada para acontecer em maio deste ano, em Brasília, a 2ª Conferência do Esporte tem como tema "Construindo o Sistema Nacional de Esporte e Lazer" e deve reunir cerca de 876 delegados de todos os estados, além de representantes de entidades e convidados.Jovem novo ministro.

 

Orlando Silva de Jesus Júnior, o novo e um dos ministros mais jovens da história do país – tem 34 anos -, é natural de Salvador (BA). Foi Presidente da UNE entre 1995 e 1997. É membro da Direção Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), desde 1997. Foi secretário Nacional de Esporte Educacional em 2003 até novembro desse mesmo ano, quando se tornou Secretário-Executivo do Ministério do Esporte.

 

Fonte: Ministério do Esporte