Sem categoria

Encontro de Organização prepara PCdoB para as eleições 2006

A Secretaria Nacional de Organização do PCdoB realizou, entre os dias 31 de março e 2 de abril, curso e encontro voltados para os secretários de organização estaduais e municipais de todo o Brasil. Ao todo, 50 pessoas participaram do evento, em São Paulo.

A formação de quadros de direção e a atualidade da estruturação organizativa do PCdoB foram os pontos que nortearam os trabalhos do Curso e Encontro Nacional de Secretários de Organização do PCdoB. Iniciado na sexta-feira e terminado no domingo, o evento foi do abstrato para o concreto, de aulas teóricas para planos objetivos. Partindo de um curso introdutório, ministrado por Renato Rabelo, presidente do PCdoB – que falou sobre a singularidade do capitalismo contemporâneo e a luta pela superação do neoliberalismo no Brasil –, Walter Sorrentino, secretário nacional de Organização – que tratou da teoria de partido em ligação com as polêmicas atuais – e Nádia Campeão, presidente do PCdoB/SP –abordando a linha política de acumulação de forças e estruturação partidárias – o evento acabou com a tomada de posições importantes dos secretários presentes. Ao todo, o encontro teve 50 participantes de 21 estados.

 

O resultado final foi a aprovação de um plano da Comissão Nacional de Organização, que, em sua introdução, salienta que "o crescimento do partido será produto do desenvolvimento da política de organização, conforme os objetivos, meios e projetos indicados abaixo. Do ponto de vista organizativo, o foco do trabalho nos últimos anos teve como centro o diagnóstico da defasagem entre as esferas políticas, ideológicas e organizativa". E completa: "esse diagnóstico foi reposto para a nova realidade partidária no 11º Congresso, sobretudo a partir do grande crescimento dos últimos anos. Além disso, cumprimos um ciclo com a síntese do novo estatuto, com grande impacto na esfera ideológica e organizativa". O documento reforça ainda a necessidade de os comitês estaduais e municipais, através de suas secretarias de organização, focarem sua artilharia no enfrentamento da cláusula de barreira de 5%, que passa a vigorar a partir deste ano.

 

Em suas palavras, o plano da CNO destaca também a importância de se ter solidez e disciplina no exercício organizativo e elenca quatro objetivos fundamentais para a adequada realização do trabalho das secretarias. O primeiro trata da mobilização política do partido para as eleições deste ano. O seguinte discorre sobre o esforço que deve ser feito pelas direções no sentido de se implementar a cultura político-organizativa emanada do novo Estatuto do PCdoB, que traz um repertório variado que aprimora a convivência partidária sadia e transparente. Este tema foi alvo de muita afirmação do plenário no sentido de se espraiar pelo tecido partidário, em curto prazo e organizada pelas direções. Para tal podendo-se utilizar até de cursos sobre o novo Estatuto. Em terceiro, fortalece a idéia de se aprofundar a política de organização nas linhas essenciais e por último sustenta a necessidade de se sistematizar e implementar uma política de quadros nos níveis estaduais e municipais. 

 

O 6º Plano de Estruturação Partidária também foi discutido, tendo como vetor central a articulação de todas as frentes de intervenção política, institucional e de massas no sentido de conquistar um resultado eleitoral expansivo buscando ainda constituir frentes amplas com base no núcleo PT, PCdoB e PSB. Consolida-se a necessidade de maior visão política na elaboração dos PEPs, que comprometa toda a direção no debate, deliberação e consecução do mesmo. O plano deve ser entendido como instrumento cuja finalidade é a  estruturação partidária no seu conjunto. Assim, deve ser pauta dos secretariados e comissões políticas para seu controle e planejamento. Outra questão levantada foram os fóruns regionais, de cidades-pólo, com o apoio para a consolidação do PCdoB nos municípios e a implementação da Carteira Nacional Militante, entendidos como importantes instrumentos de estruturação na atualidade partidária. Além disso, os comitês precisam ter metas de incorporação dos quadros no SINCOM, nos termos do Estatuto.

 

Segundo Walter Sorrentino, "as secretarias de organização têm papel fundamental neste momento para mobilizar politicamente o partido para as eleições de 2006 e aprimorar a ação política de massas neste ano de congressos da CSC, CUT e UJS. Essa é a base para o crescimento das fileiras partidárias. Para isso, apontaremos também para a implementação da nova cultura político-organizacional do Estatuto. O PCdoB está se preparando, com este encontro, para ser de fato um partido forte, grande e de complexa atuação política". O Partido tomou medidas para ajudar no processo de filiação entre a juventude e o proletariado, com materiais de propaganda específicos para estas áreas, aproveitando os congressos da UJS e o 1º de maio.

 

O saldo do encontro enfatiza a necessidade de organizar toda a atividade e o crescimento do PCdoB neste ambiente de grande radicalização do embate político no país. Assim, os comitês precisam estar atentos à realização das convenções eleitorais, em todos os estados e municípios que, conforme a resolução nacional (3ª reunião do CC), deverá se acontecer de 10 de maio a 10 de junho. Por isso, é preciso planejamento desde já, de maneira a armar politicamente a militância partidária, priorizando também a consolidação de candidaturas e coligações.

 

O encontro foi finalizado com o compromisso dos secretários de enviar pelo menos 80% das fichas de quadros para o CC até junho, para que, a partir desta base, o partido possa dar início à discussão de uma política de quadros. Neste ano, o foco é, basicamente, o conhecimento e o cadastramento no sistema Rede Vermelha.

 

De São Paulo,
Priscila Lobregatte