Sem categoria

Humala vira o jogo na disputa eleitoral no Peru

O candidato da oposição à presidência do Peru Ollanta Humala está em alta nas pesquisas de intenções de voto, com 34%, e ainda está tirando votos da sua principal adversária, a ultraconservadora Lourdes Flores, que

O candidato da oposição à presidência do Peru Ollanta Humala está em alta nas pesquisas de intenções de voto, com 34%, e ainda está tirando votos da sua principal adversária, a ultraconservadora Lourdes Flores, que despencou para 27,7%, de acordo com uma nova sondagem divulgada ontem. O candidato nacionalista lidera a preferência do eleitorado na pesquisa da empresa Conecta Asociados, publicada e financiada pelo jornal "Peru 21", que indicou sete pontos de vantagem sobre a candidata da direita do União Nacional.

Humala, comandante aposentado do Exército, passou de 23% em fevereiro para 34% dos votos válidos (que excluem os brancos e nulos) em março, segundo a evolução das intenções de voto medidas pela Conecta. Já Flores caiu de 35% no mês passado para 27,7% em março, o que indica que ele está tirando votos da própria candidata conservadora.

A tendência é que Humala continue consolidando seu crescimento de popularidade. A pesquisa da Conecta foi feita depois que setores conservadores do país, com apoio midiático, iniciaram uma forte campanha contra sua candidatura, tentando difamar sua imagem. Os pais de Humala tiveram declarações polêmicas sobre líderes terroristas presos e fuzilamento de homossexuais publicados na imprensa.

Por outro lado, o ex-presidente Alan García (1985-1990), do tradicional Partido Aprista Peruano, de centro-esquerda, manteve seu percentual de 20,6% das intenções de voto.  A parlamentar Martha Chávez, preferida dos simpatizantes do ex-governante Alberto Fujimori, aparece com 5,7%. Já o ex-presidente de transição (2000-2001) Valentín Paniagua está com 4,4% das intenções de voto.

De acordo com a pesquisa, em um provável segundo turno, Flores ainda venceria Humala por uma pequena margem, com 41% contra 39% do candidato da União pelo Peru. García, líder do Partido Aprista Peruano, perderia o segundo turno se disputasse contra Flores ou contra Humala. As eleições acontecem dia 9 de abril.

Da Redação,
Com agências.