Estudantes ocupam reitoria da UFSC

Cerca de 300 estudantes ocuparam o prédio da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nesta quarta-feira (22) para protestar contra a falta de professores na Instituição.

Os alunos apresentaram uma série de reivindicações ao Reitor da UFSC, professor Lúcio José Botelho. Eles também se queixam do fechamento da Biblioteca Central e do restaurante do campus universitário de Florianópolis, devido à greve dos servidores administrativos que já completa 80 dias.


 


 


Alguns dos universitários chegaram a chorar ao falar sobre a falta de aulas em algumas disciplinas. De acordo com o Reitor, existem muitos professores substitutos, mas o Ministério da Educação ainda não autorizou novas contratações. “Apóio o movimento que gera diálogo, mas não acho que a ocupação seja a melhor saída”, destacou. “Os estudantes deveriam nos ajudar a pressionar o governo federal a liberar o concurso para novos docentes”.


 


 


Após conversar com Botelho, os alunos decidiram, em uma rápida assembléia, fechar o acesso à reitoria. Eles usaram tapumes para bloquear as portas e sentaram no chão, prometendo passar a noite no local. Rapidamente, um outro grupo de estudantes providenciou lanches para os que decidiram manter a ocupação. Os líderes do movimento afirmam que permanecerão no prédio da reitoria por tempo indeterminado.


 


 


Servidores em greve


 


 


A greve dos servidores é realizada em 46 universidades federais no País. Em Santa Catarina, além do restaurante e da biblioteca, setores como o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e o Departamento de Administração Escolar (DAE) não estão funcionando.


 


 


 


Leia a carta divulgada pelos estudantes que ocupam a Reitoria da UFSC



 


Carta da Ocupação: A UFSC em crise:


Por que os estudantes ocuparam a Reitoria?



 


Há tempos, nós estudantes da UFSC, vemos um processo crescente de sucateamento e privatização dos espaços da nossa universidade. O começo do segundo semestre foi o estopim desta situação: deparamo – nos com a biblioteca e o restaurante fechados, dificultando não só as aulas, mas também a própria permanência dos estudantes na universidade.


 


 


A falta de professores chega a ser escandalosa, fazendo com que alguns cursos, como o Serviço Social, tenham até 12 turmas sem aulas! Isso sem contar a substituição generalizada de professores efetivos por contratados temporários, que não realizam pesquisa e extensão, colocando em xeque a qualidade do nosso ensino.


 


 


Durante muito tempo tentamos dialogar com o reitor sobre nossas reivindicações e só recebemos respostas vazias. A reitoria, além de não se propor a resolver os problemas, se recusa a admitir a precarização da universidade e afirma que a situação continua “normal”.


Para você, isso é normal?


 


Sabemos que a situação da UFSC não é diferente das outras universidades do país. No primeiro semestre deste ano, uma série de lutas e ocupações mostraram que a crise da educação é generalizada e só a mobilização é capaz de revertê-la. Governo e reitoria insistem em nos empurrar um projeto que não vamos aceitar: queremos qualidade de ensino e por isso exigimos:


 


 


1. Abertura imediata de concurso público para contração de professores e servidores efetivos com Dedicação Exclusiva.


2. Aplicação imediata da regulamentação da bolsa já aprovada no Conselho Universitário.


3. Aumento das bolsas para R$418,00.


4. RU noturno público, com administração e financiamento garantido por servidores.


5. Reabertura da terceira ala do RU.


6. Renovação dos materiais do RU, com acompanhamento da comunidade.


7. Ampliação da Moradia Estudantil para 10% dos estudantes matriculados na UFSC.


8. Auditoria pública com relação à Moradia Estudantil.


9. Defesa do HU 100% do SUS. Ligado ao MEC.


10. Ampliação das verbas para compras de livros da BU.


11. Fortalecimento e criação de novas bibliotecas setoriais.


12. Que a reitoria se posicione contrária à entrada da PM no Campus Universitário.


13. Declaração de posição institucional contra o REUNI ( decreto 6096 da Casa Civil).


14. Auditoria pública das Fundações na universidade.


15. Arquivamento dos processos administrativos e criminais relacionados aos estudantes que participaram da greve de 2005.


16. Convocação de um Conselho Universitário aberto para a discussão de nossas reivindicações.



 


 


 


 


Com Informações
DCE UFSC
www.dce.ufsc.br