Mundo
28/08/2015 18h32

Barroso: A bancarrota da República imperial americana

Larry Summers, ex-secretário do Tesouro dos EUA - um dos chefetes organizadores da “globalização financeira” -, a partir da economia americana repetiu termos do keynesiano Alvin Hansen ao denominar de “estagnação secular” (2013) o atual estágio do afundamento da economia global. Antes dele, o indiano e ex-economista chefe do FMI Mohamed A. El-Erian chamara (2011) esse quadro de “o novo normal”. 

Por A. Sérgio Barroso

Geral
28/08/2015 18h23

Boneco calunioso de Lula é esvaziado em pleno viaduto do Chá

Depois da murchada dos protestos golpistas foi a vez de murchar o fascismo dos grupos ligados à oposição. Em uma contraofensiva a ação criminosa de calúnia e difamação contra Lula, a União da Juventude Socialista (UJS) explica ação que terminou com o esvaziamento do boneco inflável que remetia a imagem do ex-presidente mais bem avaliado da história do Brasil.

Por Dayane Santos

Movimentos
28/08/2015 17h26

LGBTs comemoram protagonismo do PCdoB no combate à homofobia

Segundo Lênin, “o partido é a mente, a honra e a consciência da nossa época”, portanto esse partido precisa refletir os fatos e fenômenos atuais da sociedade, e o Partido Comunista do Brasil, desde sua fundação em 1922, vem se consolidando como um instrumento de luta em defesa da democracia e liberdade do povo brasileiro.

Por Andrey Roosewelt Chagas Lemos* e Leonardo Lima**

Brasil
28/08/2015 17h16

Mujica e Lula participam de seminário internacional em São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente uruguaio, José Pepe Mujica, participam neste sábado (29), às 11 horas, de um debate no Seminário Internacional Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século 21, realizado pela Prefeitura de São Bernardo, em São Paulo.

Mundo
28/08/2015 17h16

Guerras Sujas: como os Estados Unidos assassinam inocentes

Guerras Sujas, dirigido por Rick Rowley, trata de ações militares dos Estados Unidos contra civis no Afeganistão, no Iêmen e na Somália, e que não são justificadas e nem reconhecidas pelo governo americano. Entre as vítimas estão crianças, mulheres grávidas e até um cidadão americano. O documentário questiona a declaração oficial de que as forças armadas estariam nessas regiões apenas para garantir a segurança e não para atuarem em combate.  

Por Gérson Trajano

Cultura
28/08/2015 16h57

A sociedade norte-americana em quatorze filmes

Prosa, Poesia & Arte traz, neste especial sobre a sociedade norte-americana produzido pelo Portal Vermelho, uma série de filmes ou que denunciam a decadência de um país que cultua as armas, o individualismo, com índices altíssimos de racismo, xenofobia, pobreza e violência, ou clássicos da produção cinematográfica que abordam com excelência questões como máfia e crime organizado.

Cultura
28/08/2015 16h56

Estados Unidos: o mundo fraturado de William Faulkner

William Faulkner é o maior romancista do século 20. Essa foi a minha sensação ao reler, meses atrás, Luz em Agosto, publicado no Brasil pela editora Cosac Naify. É claro que se trata de um juízo subjetivo, já que essas listas de maiores e melhores da literatura são mais úteis para as conversas de botequim do que para um debate literário sério.

Por Júlio César Vellozo, para o Portal Vermelho

Brasil
28/08/2015 16h48

Dilma: Superar dificuldades com esperança e nadinha de amargura e ódio

A presidenta Dilma Rousseff fez, nesta sexta-feira (28) a entrega de 2.701 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida nos municípios de Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, no Ceará, em Castanhal, no Pará, Bom Conselho, em Pernambuco, e Colinas, no Tocantins. Os empreendimentos são destinados a famílias com renda de até R$ 1,6 mil.

Brasil
28/08/2015 15h44

Ministério Público denuncia coronel Ustra pelo assassinato de Danielli

O Ministério Público Federal apresentou à Justiça Federal em São Paulo nova denúncia contra o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra por crimes cometidos durante a ditadura militar. Desta vez a denúncia refere-se a morte do militante comunista Carlos Nicolau Danielli, "sequestrado e barbaramente torturado" nas dependências do Destacamento de Operações e Informações do antigo II Exército (DOI-Codi) em São Paulo, em dezembro de 1972.

Economia
28/08/2015 15h23

69% das negociações salariais tiveram aumentos reais no semestre

Apesar da crise, no primeiro semestre deste ano, 69% das negociações analisadas pelo Sistema de Acompanhamento de Salários do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (SAS-Dieese) conquistaram aumentos reais. Os reajustes acima da inflação se concentraram na faixa de até 1% de ganho real, de acordo com os dados divulgados hoje (27) pela entidade, na capital paulista.