Mundo
26/06/2016 20h34

Espanha: PP vence a eleição mas não obtém a maioria

A eleição parlamentar deste domingo (26) disputada na Espanha terminou com a vitória do Partido Popular, de Mariano Rajoy, com 32,68% dos votos, seguido pelos sociais-democratas do Partido Socialista Obrero Español (PSOE), segundo dados oficiais. Porém, mais uma vez, como em 20 de dezembro, o PP vence sem obter maioria para governar.

Brasil
26/06/2016 15h20

“Governo ilegítimo de Temer é contra os pobres”, afirma Patrus

Para Patrus Ananias, atualmente deputado federal pelo PT de Minas Gerais, ministro do Desenvolvimento Agrário do governo da presidenta eleita Dilma Rousseff, está clara a motivação classista do golpe no Brasil, que derrubou a democracia para atingir os pobres. A declaração foi dada em entrevista à Agência PT de Notícias em que aponta os retrocessos impostos pelo governo golpista de Michel Temer, como a extinção do MDA e suas consequências para a agricultura familiar e a reforma agrária.

Mundo
26/06/2016 14h39

Espanha volta às urnas em novas eleições para o Parlamento

Mais de 36,5 milhões de eleitores voltam às urnas neste domingo (26) na Espanha para escolher 350 representantes do Congresso dos Deputados e 208 do Senado. O rei da Espanha, Felipe VI, dissolveu o Parlamento do país em maio e convocou novas eleições para o Legislativo. A medida foi porque em dezembro do ano passado os principais partidos eleitos não conseguiram formar um governo de coalizão.

América Latina
26/06/2016 14h18

Mulheres do Foro São Paulo manifestam apoio a Dilma contra o golpe

Durante o Foro São Paulo que acontece em São Salvador, foi realizado o 7º Encontro de Mulheres que reuniu representantes de 17 países da América Latina, Europa e Estados Unidos.

Brasil
26/06/2016 14h04

Decisão de Temer sobre refugiados contraria histórica solidariedade

Há duas semanas, o governo interino de Michel Temer, através de seu “chanceler” José Serra, adotou mais uma medida controversa e impatriótica decisão. Trata-se da suspensão das negociações com a União Europeia para o recebimento de cem mil refugiados sírios em nosso país.

Por Ângela Albino*

América Latina
26/06/2016 12h15

PCdoB saúda a assinatura do acordo de paz na Colômbia

Por meio de no a Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB saudou a assinatura do acordo de Paz na Colômbia no último dia 23 de junho, sendo um passo importante para o fim do conflito de mais de 50 anos.

América Latina
26/06/2016 11h54

Assassinatos de professores estimulam desejo de revolução no México

A repressão mortal do governo mexicano ao protesto do sindicato dos professores chacoalhou a nação nos últimos dias, enquanto 200 mil médicos se integraram ao protesto nacional contínuo contra as reformas neoliberais do presidente Enrique Peña Nieto.

Por Lauren McCauley

Brasil
26/06/2016 11h52

Lei Maria da Penha completa 10 anos com polêmica proposta de alteração

A Lei Maria da Penha, marco no combate à violência doméstica no Brasil, completa em agosto dez anos. Reconhecida como um avanço importante, ela enfrenta, contudo, dificuldades de implementação e agora pode ser modificada por um polêmico Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional.

Cultura
26/06/2016 11h45

Medalha de Prata no Salão de Artes Plásticas de Arceburgo

O 30º Salão de Artes Plásticas de Arceburgo foi aberto neste último sábado (18) no Instituto Cultural e Histórico daquela pequena cidade do interior de Minas Gerais. Eu estava presente, pois fui uma das ganhadores dos prêmios principais, a Grande Medalha de Prata, com duas pinturas a óleo: “O clown” e “O violinista”. Viajei para lá com minhas amigas, Taïs Isensee e Virgínia Moraes. Nos hospedamos em Mococa, na casa acolhedora de Rose Souza e dona Teresa, sua mãe.

Por Mazé Leite*

Economia
26/06/2016 11h31

Flávio Dino: Menos juros, mais empregos

O Brasil e o mundo vivem uma grave e múltipla crise: política, econômica e também de valores morais. Temos de enfrentá-la com soluções pactuadas, que resgatem o princípio de solidariedade e gerem empregos para melhorar a vida de todos. No caso do Brasil, isso passa essencialmente pela redução de juros – e não pelo corte de serviços públicos.

Por Flávio Dino*