Mundo
22/05/2015 9h44

Nos EUA. policiais acusados da morte de jovem negro vão a julgamento

A Procuradoria-Geral de Baltimore, nos Estados Unidos, anunciou, nesta quinta-feira (21), que a maior parte das acusações contra os seis policiais envolvidos na morte do jovem negro Freddie Gray, no último mês de abril, foram acatadas. De acordo com a procuradora-geral, Marilyn Mosby, o julgamento será iniciado no próximo dia 2 de julho.

Brasil
22/05/2015 9h12

Supremo marca posse de Fachin para 16 de junho

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 16 de junho a posse do jurista Luiz Edson Fachin. Ele entrará na vaga deixada pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho do ano passado. O jurista foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff, foi aprovado Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado, na última terça-feira (19).

Cultura
22/05/2015 8h50

Inscrições abertas para o 63º Festival de San Sebastián

Estão abertas, até o dia 16 de julho, as inscrições para o 63º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, que ocorre entre os dias 18 e 26 de setembro, em Donostia-San Sebastián, na Espanha. Os interessados podem inscrever longas-metragens para a Competição Principal da Sessão Oficial e para as competições Novos Diretores e Horizontes Latinos.

Brasil
22/05/2015 8h23

STF entende que nova sabatina para ministros é inconstitucional

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou nesta quinta-feira (21) inconstitucional que ministros dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU) passem por nova sabatina no Senado para permanecer no cargo após completar 70 anos. A possibilidade está na Emenda Constitucional 88/2015, conhecida como Emenda da Bengala, que aumentou de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória para os cargos. A emenda foi promulgada no dia 7 deste mês.

Colunistas da Rádio Vermelho
22/05/2015 0h00

Urariano Mota: A onda conservadora e o assalto às escolas brasileiras

Nesta sexta-feira (22), o colunista da Rádio Vermelho, Urariano Mota, tece justas críticas ao movimento conservador que se instalou no Congresso Nacional de Eduardo Cunha (PMDB/RJ). O jornalista pernambucano alerta: "os conservadores, unidos na extrema-direita, disputam no congresso o troféu de quem é o autor das maior barbárie.

Da
Rádio Vermelho

Todos os Vídeos - TV
22/05/2015 0h00

FHC, os pés descalços e o Brasil subserviente

Em vídeo, o jornalista Paulo Henrique Amorim desconstrói entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao Financial Times. Em uma série de três vídeos ele apresenta o "FHC Quebra-Barraco".

Notas Vermelhas
21/05/2015 21h51

A terceirização e a pergunta sem resposta de uma colunista da Folha

Um artigo revelador foi publicado nesta quinta-feira (21), no jornal Folha de S. Paulo, pela economista Monica Baumgarten, que escreve semanalmente no caderno “mercado” do jornal paulista. Com o título “A confusão da terceirização”, a colunista, “doutora pela London School of Economics e pesquisadora do Peterson Institute for International Economics” (segundo os créditos da coluna) deixa claro qual é o norte da bússola que orienta a maior parte da crítica econômica brasileira. 

Destaques do Vermelho - Rádio
21/05/2015 19h40

Frei Betto: Só aos poderosos interessa o capitalismo

"Só à poderosa minoria, que desfruta da desigualdade social, é que interessa manter o capitalismo e o status quo vigente", afirmou o assessor de movimentos sociais e escritor, Frei Betto, em comentário na Rádio RBA, ao refletir sobre o clima de disputa em curso no Brasil e os desafios colocados para a esquerda consequente.

Da
Rádio Vermelho

América Latina
21/05/2015 19h37

Sete chaves para entender o que está acontecendo entre Cuba e EUA 

Começou nesta quinta-feira (21), em Washington, a terceira rodada de conversações em nível de funcionários diplomáticos para avançar no restabelecimento de relações diplomáticas e a reabertura de embaixadas.

Mídia
21/05/2015 18h08

Menina dos olhos dos Civita, Revista Veja sofre com a crise da Abril

A menina dos olhos de Roberto Civita não conseguiu escapar da crise do Grupo Abril. Com as mudanças no mercado editorial, a blindagem da semanária perdeu vigor e incorreu em e cortes importantes, como o anunciado semanas atrás, com várias demissões e o fechamento das Vejinhas BH e DF.