Vídeos Nossos - TV
04/07/2015 0h00

Sorrentino: Rede política militante é central para a luta do PCdoB

"Não adiante fazer política pela cúpula, rede política militante é central na etapa de luta do PCdoB, afirmou Walter Sorrentino, vice-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), durante entrevista à TV Vermelho, ao falar dos desafios impostos aos comunistas e os passos rumo a efetivação de um Projeto Nacional de Desenvolvimento. 

Mundo
03/07/2015 17h27

Wevergton Brito: O lamentável voto brasileiro contra a Síria 

A República Árabe da Síria resiste e luta contra o imperialismo. É um país laico, onde convivem fiéis de várias religiões. As mulheres sírias têm livre acesso à universidade, ao mercado de trabalho e à participação na vida política do país, panorama completamente diverso de países como o Catar e a Arábia Saudita, duas ditaduras monárquicas sanguinárias e obscurantistas. 

Por Wevergton Brito Lima*

Cultura
03/07/2015 17h09

Hermann Hesse, em busca da individualidade

“É claro que não posso nem pretendo dizer aos meus leitores como devem entender minha história. Que cada um nela encontre aquilo que lhe possa ferir a corda íntima e o que lhe seria de alguma utilidade! Mas eu me sentiria contente se se alguns desses leitores pudessem perceber que a história do Lobo da Estepe, embora retrate enfermidade e crise, não conduz à destruição e à morte, mas, ao contrário, à redenção”.

Por José Carlos Ruy*, especial para o Vermelho

Cultura
03/07/2015 17h00

Ernest Hemingway, o mestre das palavras

Esta quinta-feira (2) marcou os 54 anos da morte do escritor Ernest Hemingway. E neste ano o Campeonato de Pesca de Peixe Agulha Ernest Hemingway, realizado em Cuba, foi o maior dos últimos tempos. O principal hobby do mestre das palavras era a pesca esportiva e foi, em primeiro lugar, o mar cubano que o seduziu, não a Revolução, apesar de ser um apoiador declarado da investida do jovem Fidel Castro contra o ditador Fulgêncio Batista.

Por Mariana Serafini

Letras Vermelhas
03/07/2015 16h52

Mao Tsé-Tung, o poeta

Um aspecto notável da rica biografia do líder revolucionário e primeiro Presidente da Nova China foi sua obra poética. Mao Tsé-Tung era um intelectual com formação tradicional confuciana. Seus quase quarenta poemas – uma obra pouco numerosa, mas importante na tradição literária chinesa – seguiram os modelos clássicos do país, anteriores ao movimento Modernista. Em sua poesia, é visível a influência dos grandes mestres da Dinastia Tang (618-907, período do auge da poesia clássica chinesa).

Movimentos
03/07/2015 16h48

Trabalhadores na Mercedes rejeitam redução de salário

Os trabalhadores na Mercedes, em São Bernardo, rejeitaram por ampla maioria a proposta negociada entre Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e empresa. A decisão foi feita por meio de votação que começou nesta quinta-feira (2) e foi votada ao longo de todo dia pelos trabalhadores, em urnas dispostas em suas respectivas áreas. A apuração ocorreu durante a madrugada.

Geral
03/07/2015 16h44

Reitor da UFRJ promete reavaliar título honorário concedido a Médici

O novo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Leher, tomou posse nesta sexta-feira (3), no Rio de Janeiro, em cerimônia no Centro de Tecnologia da instituição. Ele prometeu reavaliar o título honorário concedido a Emílio Garrastazu Médici, no período em que foi presidente do Brasil, durante a ditadura militar.

Mundo
03/07/2015 16h28

Será que a Arábia Saudita é a Wall Street do Oriente Médio?

As economias emergentes sofrem as consequências da deflação (queda de preços) das commodities, especialmente o petróleo. Em sua variedade Brent, o "ouro negro" registra uma queda acumulada de mais de 40 pontos percentuais nos últimos 12 meses, uma situação que colocou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) diante de um dilema sério: o que fazer para evitar uma derrocada econômica?

Noyola Ariel Rodriguez *

Geral
03/07/2015 16h08

Presidente da Funai promete demarcar terras e ouvir povos indígenas 

Pouco mais de duas semanas após assumir o cargo de presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves da Costa disse nesta sexta-feira (3) que sua gestão será marcada por demarcação de terras indígenas e abertura ampla de diálogos, com a participação dos povos indígenas nas decisões que envolvem território e desenvolvimento, principal motivo de conflitos que violam direitos indígenas.

Brasil
03/07/2015 15h48

Cunha diz que STF não vai se meter nos trabalhos do Congresso

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), disse na quinta-feira (2), após a repercussão da manobra que reduziu a maioridade penal de 18 para 16 anos, que o Supremo Tribunal Federal (STF) não interfere no processo legislativo. "No máximo analisa a constitucionalidade ou não do produto acabado, que é a lei final", disse.