14 de agosto de 2007 - 18h39

Parada Gay em Aracaju ocorre nesse final de semana


A VI Parada do Orgulho Gay acontece no próximo domingo, dia 19, na Orla de Atalaia. Em reunião na terça-feira, dia 14, no gabinete do prefeito Edvaldo Nogueira foi formalizado o apoio do poder público municipal ao ato público que pretende reunir este ano


A parlamentar explica que essa é uma maneira de dar visibilidade ao movimento gay, divulgar o respeito pela diversidade sexual e combater o preconceito. “Tânia sempre foi nossa porta-voz do mundo gay no Poder Legislativo. Ela escuta os anseios da nossa comunidade e fez a interlocução com representantes do poder municipal e estatal”, afirmou Tatiane Araújo, presidente da ASTRA (Associação dos Trangêneros) e coordenadora da Parada 2007.


 
Histórico


 
Desde de 1996, no primeiro mandato de vereadora, Tânia Soares esteve empenhada em mobilizar o poder público no cumprimento as demandas do movimento homossexual.  Esteve em defesa pelo melhor atendimento dos travestis nas delegacias do Estado, ocupou a tribuna por diversas vezes no intuito de denunciar atos discriminatórios e violentos, comprovando o crescimento da violência contra gays, lésbicas, bissexuais e trangêneros no Estado, e exigindo providências. E recentemente, como deputada estadual, teve aprovado o projeto de Lei número 78/2007 que trata do reconhecimento de utilidade pública da UNIDAS (Associação de travestis unidas na luta pela cidadania). Um mecanismo que facilitará a articulação da ONG na defesa dos direitos dos homossexuais, garantindo verbas para projetos e idoneidade da instituição perante a sociedade sergipana.


 
Programação


 
Na sexta-feira e sábado, dia 17 e 18, das 8h00 às 18h00 acontece o “Seminário de Participação e controle social da população GLBT”. Organizado pelo Fórum de Ongs AIDS/SE, o seminário acontece na sala de conselhos da Arquidiocese (antigo prédio da Rádio Cultura) e é apoiado pela Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. No domingo, dia 19, a concentração da VI Parada do Orgulho Gay começa a partir das 13h00 na Passarela do Caranguejo. Dentre as atrações musicais, está confirmado show com a cantora baiana Simone Sampaio.

Últimas Mais

can't open file