Brasil

5 de março de 2013 - 0h00

Brasileiros se solidarizam com protestos em Portugal


No Brasil, o carioca João Pedro T. Werneck escreveu em seu perfil no Facebbok: “É o povo português clamando pelo fim do capitalismo. Avante!”. Já a paulista Dulce Santos elogiou os portugueses: “Parabéns Portugal!”. De Brasília, Robson Camara gritou “Resistência!!!” pelas redes sociais. Talvez a frase mais entoada pelo brasileiros tenha sido “O povo é quem mais ordena!”, trecho da canção Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, que marcou a Revolução dos Cravos e agora embala as manifestações contra o governo português.

Para João Ferreira, Membro do Comitê Central do Partido Comunista Português (PCP) e Deputado no Parlamento Europeu, o protesto foi “mais do que uma poderosíssima condenação deste governo e da sua política, o que já não seria pouco, é uma demonstração de que os valores de abril estão mais atuais do que nunca e mais necessários que nunca.”

Muitos manifestantes erguiam cravos enquanto cantavam, além de cartazes que exigiam a demissão do governo, a realização de eleições, e com afirmações como “O povo é quem mais ordena”, “Queremos trabalho; exigimos direitos” e "1/4 da população ativa no desemprego!”

Ferreira disse ainda que a manifestação foi “mais uma afirmação da exigência de pôr fim a este governo, a esta política”, para “dar a palavra ao povo, numa torrente política que cresce, engrossa, e que vai ter momentos importantes nos próximos dias 9, 15 e 27 deste mês.”

Confira esse momento no vídeo feito pelo leitor Guy Amado do protesto que ocorreu na cidade do Porto:



Em 2011, Portugal assinou com o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comunidade Europeia um fundo de empréstimo e gerenciamento das contas públicas. O plano de ajuste é conheciddo como troika. Os manifestantes criticam o fim das medidas que reduziram os recursos públicos a áreas essenciais.



Fonte: da Redação, com agências

Saiba mais:
Em Portugal, protestos massivos contra austeridade e governo


  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais