19 de abril de 2010 - 0h00

Mídias Nativas: índio quer apito, computador e internet




O vídeo sobre o Mídias Nativas demonstra o quanto já caducaram velhos preconceitos sobre o povo mais original do Brasil e como essas populações desejam ser incorporadas nas preocupações do Estado e da sociedade sobre seus direitos constitucionais.

Enquanto aguardam o orelhão que ainda não chegou à comunidade, os tupinambás fazem filmes com celulares. Munidos de 60 telefones móveis, notebooks e minimodens, quase uma centena de indígenas e de mais 24 etnias em 12 estados brasileiros já produziram mais de 200 filmes. A maioria, curtas-metragens, com duração que varia entre três e dez minutos.

Os números robustos são de 2009 e é resultado do projeto Celulares Indígenas, iniciativa da rede Índios Online, portal colaborativo que facilita a comunicação e o acesso à informação de dezenas de etnias na internet.

A onda tecnológica que tomou conta da aldeia tupinambá em Ilhéus recebeu um reforço extra. A comunidade inaugurou um espaço que se tornou a base das produções e experimentações dos indígenas com novas tecnologias e mídias. O nome dado ao lugar, não por acaso, é Ciberoca.

Para os indígenas, a construção desse espaço representa um avanço importante no tipo de uso que eles fazem das tecnologias. "Com novos recursos, teremos mais condições de reivindicarmos melhorias para nosso povo", afirma Alex Tupinambá, coordenador da rede Índios Online.

O entusiasmo começa a avançar também para fora da aldeia tupinambá. Um telecentro com mais de dez computadores funciona em uma comunidade indígena localizada em São José da Vitória, uma das regiões mais pobres do país. Vizinho de Ilhéus, o município tem um dos menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, segundo dados de 2000 do Atlas de Desenvolvimento Humano, do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Índios Online
- Veja os números do portal

6 anos de atividade
50 mil índios conectados
24 etnias na rede
12 Estados participantes
3.000 postagens
10 mil comentários
1.500 visitas diárias
12 livros publicados
10 prêmios
60 aparelhos celulares
200 vídeos

Fonte: produção Índios Online, texto da TV Vermelho, com informações da reportagem de Carlos Minuano.

- Envie seu vídeo para a TV Vermelho: tvvermelho@vermelho.org.br


  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais

INSERT command denied to user 'noticias'@'186.202.132.166' for table 'tb_noticias_contadores'