revolucao russa de 1917

07/11/2017 10h32

Rússia comemora 100 anos da Revolução com grande desfile militar

Há cem anos, o 7 de novembro foi um divisor de águas na história da humanidade. Trata-se do dia que a revolução dos bolcheviques, liderados por Vladimir Lênin, triunfou sobre a tirania czarista na Rússia. Nesta terça-feira (7), o país comemora a data com um grande desfile militar e outros atos políticos.

07/11/2017 9h57

A revolução russa e seus impasses

Os projetos e os programas das organizações revolucionárias são fundamentais. Os socialistas precisam saber claramente o que querem, e prever o que, em condições ideais de pressão e de temperatura, irão realizar. Também é preciso que o povo saiba o que está sendo proposto à sociedade futura. Essa é a condição para que ele possa aderir conscientemente ao projeto transformador.

Por Augusto Buonicore**

07/11/2017 9h46

Lênin e o centenário da Revolução Russa

No ano do centenário da Revolução Russa, em que o mundo vive uma reviravolta política e econômica afetando em escala global diversos países e colocando em pauta novamente as saídas para o cenário de graves retrocessos, revisitar a trajetória política e a elaboração teórica do líder da de 1917, assim como o próprio legado da Revolução, deve ser uma investida permanente para reafirmar a importância histórica desse processo para a história da humanidade até os dias atuais.

Por Rafaela Elisiario*

07/11/2017 9h37

"O tempo futuro é do socialismo", afirma Luciana Santos

Na abertura do Seminário Os 100 anos da Revolução Russa e os 95 do PCdoB, a presidenta nacional do PCdoB, a deputada federal Luciana Santos (PE), destacou que os ideais da Revolução de Outubro de 1917 continuam a influenciar a luta de emancipação dos povos e que inspirado nesses ideais, o PCdoB construiu um programa tangível e factível, apontando o rumo à transição ao socialismo, tendo como centro a questão nacional com um projeto de desenvolvimento. Confira a íntegra do discurso.

07/11/2017 9h37

A era Stálin cumpriu uma missão histórica

“A Revolução Russa foi a revolução do século XX, a mais decisiva e que mais marcou os desdobramentos políticos e econômicos”, avaliou o professor da UFRJ, José Paulo Netto, durante o “Seminário Internacional 1917: O Ano Que Abalou o Mundo”. Segundo ele, ao longo da experiência soviética, “cometeram-se graves equívocos”, mas mais importantes foram os ganhos para a emancipação humana. “O balanço é indiscutivelmente positivo do ponto de vista dos avanços civilizatórios”, disse.

Por Joana Rozowykwiat

07/11/2017 9h21

1917: Revolução no feminino

Conferência em São Paulo jogou luz sobre tema pouco explorado da história da Revolução Russa: seu legado histórico para a emancipação das mulheres.

Por Mariana Venturini*

07/11/2017 9h14

Legado da URSS molda o mundo em que vivemos hoje

Na terça-feira (26.09), o cientista político Luis Fernandes autografou seu mais novo livro, “A Revolução Bipolar”, durante o seminário “1917: O ano que abalou o mundo”, em São Paulo. Na ocasião, ele concedeu entrevista ao historiador Fernando Garcia, da Fundação Maurício Grabois, na qual falou sobre a obra, o socialismo soviético e seu legado

07/11/2017 9h09

Alexandra Kollontai: os instintos e o amor em tempos revolucionários

A menina que nasceu em São Petersburgo, em 1872, filha de pais nobres, somente foi conhecer a filosofia marxista, os escritos de Plekhanov e os bolcheviques depois de casada e mãe. A transformação de nobre em revolucionária se deu através de muito estudo, ao que seu marido reputava como “uma ofensa pessoal”.

Por Fernando Horta

07/11/2017 8h21

A Revolução do socialismo e internacionalismo proletário

"O socialismo continua sendo uma necessidade objetiva da evolução da civilização humana. E, nessa ótica, o socialismo e a sociedade sem classes, o comunismo, são o ideal supremo a justificar a existência e a atividade do Partido Comunista".

Por José Reinaldo Carvalho

07/11/2017 6h22

Dez Dias que Abalaram o Mundo, a revolução russa ao vivo

Quando deu o título de Dez dias que abalaram o mundo ao seu livro, John Reed estava consciente da importância transcendental dos acontecimentos que estavam se dando na Rússia.

*Carlos Azevedo, especial para o Portal Vermelho

Páginas:     123456789