REFORMA TRABALHISTA

03/08/2017 16h19

Protesto rende processo no Conselho de Ética contra senadoras

Na próxima terça-feira (8), o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), anunciará o nome do relator da denúncia contra as senadoras que ocuparam a Mesa Diretora na votação da Reforma Trabalhista, no dia 11 de julho.  

02/08/2017 13h04

Congresso de advogados orienta base contra reforma trabalhista

 O 10º Congresso de Advogados em Entidades Sindicais Comerciárias do Estado de São Paulo foi o primeiro evento realizado no Centro de Estudos Jurídicos da nova subsede da Fecomerciários em Campinas. O encontro ocorreu dia 28, sob o tema “Impactos da reforma trabalhista na dignidade humana do trabalhador”. 

Por Luiz Carlos Motta*

02/08/2017 13h00

Reforma trabalhista:"Muito mais drástica e selvagem do que se imagina"

Prossegue nas Regionais do Dieese pelo País a 14ª Jornada Nacional de Debates, que tem como tema a reforma trabalhista. Nesta quinta (3), a atividade acontece em Curitiba e Recife; na sexta (4), em Salvador; e dia 9 (quarta), em Belo Horizonte.

01/08/2017 15h55

Paim apresenta projeto que revoga Lei da Reforma Trabalhista

O senador Paulo Paim (PT-RS) protocolou, nesta terça-feira (1º), projeto de lei que revoga a Lei da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017). O projeto ainda precisa ser lido em Plenário para receber numeração e começar a tramitar nas comissões do Senado.

01/08/2017 12h45

Escola nacional da CTB explica impacto da reforma trabalhista

Expor as consequências da reforma trabalhista para os sindicatos e categorias foi o objetivo da terceira aula da Escola Nacional de Formação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Ministrada pelo assessor jurídico da CTB e advogado trabalhista Magnus Farkatt, a aula lotou o auditório do Sindicato dos Marceneiros de SP.

01/08/2017 11h38

Reforma Trabalhista pode acabar com Justiça do Trabalho

Os defensores da Reforma Trabalhista não se contentarão com a retirada de direitos dos trabalhadores e com o desmonte da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). O próximo passo é extinguir a própria Justiça do Trabalho alertou nesta segunda-feira (31), o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul, Rogério Uzun Fleischmann, durante um debate sobre os impactos da Reforma Trabalhista, promovido pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

31/07/2017 13h26

Reforma trabalhista pode estimular fraude contra trabalhador

Com a nova lei trabalhista sancionada por Temer, a homologação será feita pelos empregadores e não mais pelo sindicato. Pelas regras atuais o trabalhador que é desligado após um ano de trabalho deve passar obrigatoriamente pelo sindicato. A projeção da advogada Natália Cardoso de Oliveira Santos é que a mudança deve causar prejuízo aos trabalhadores. Ela coordena o departamento de homologação do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP).

31/07/2017 11h51

Miguel Torres: Resistir na base e construir um projeto nacional

Resistir aos ataques do governo e do grande capital a conquistas e direitos é tarefa urgente do sindicalismo. Mas não basta. O movimento precisa ajudar a construir um projeto de desenvolvimento nacional, “que seja o oposto ao modelo neoliberal que aí está”, observou Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi e também da CNTM, a confederação da categoria.

31/07/2017 10h57

CTB debate hoje efeitos da reforma trabalhista para os sindicatos

As “Consequências da reforma trabalhista para os sindicatos - Aspectos Coletivos e individuais”, será o tema da terceira aula da Escola Nacional de Formação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), inaugurada no dia 05 de julho. A atividade é gratuita e será realizada nesta segunda-feira (31), às 19h, no sindicato dos Marceneiros (Rua das Carmelitas, 149 - Cenro), na cidade de Sao Paulo. Para se inscrever clique AQUI

29/07/2017 16h17

Adriane Secco: Como a Reforma Trabalhista afetará os imigrantes

A reforma trabalhista (Projeto de Lei 6.787) que está prestes a ser definitivamente sancionada apresenta, algumas vezes de forma camuflada, elementos de retrocesso em direitos trabalhistas duramente conquistados ao longo da história.

Por Adriane Secco*, no Justificando