REFORMA TRABALHISTA

30/05/2017 9h34

Base aliada quer votar reforma trabalhista, oposição promete obstruir

Nesta terça-feira (30), a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) deverá votar o parecer do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) sobre a reforma trabalhista. A oposição já anunciou que vai obstruir a análise do documento, por considerar que o projeto é um retrocesso aos direitos trabalhistas.

29/05/2017 18h30

Procurador do Trabalho:O trâmite da reforma trabalhista é uma violação

O Portal Vermelho conversou no dia 24 de maio com o Procurador do Trabalho e integrante do Ministério Público do Trabalho (MPT), Renan Kalil. Na entrevista por telefone, ele afirmou que o Senado também dificulta o diálogo sobre a chamada reforma trabalhista repetindo o que ocorreu na Câmara dos Deputados. Para Renan, a velocidade da tramitação exclui a opinião dos representantes dos trabalhadores e não dá chances para que a sociedade compreenda o que está em jogo.

Por Railídia Carvalho

29/05/2017 12h21

Reforma trabalhista: Senadoras acusam governistas de violar trâmite

O relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) sobre a reforma trabalhista pode ser votado nesta terça-feira na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa. Ferraço é relator do projeto em duas comissões e apresentou parecer favorável ao projeto aprovado na Câmara dos Deputados. Parlamentares da oposição contestam a votação, acusando o senador Tasso Jereissati de “tratorar” o processo já que ele deu o relatório de Ferraço como lido, o que não aconteceu.

29/05/2017 12h09

Fitmetal repudia reformas que afetam mais pobres e mantêm privilégios

O 2º Congresso da Federação de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal). que se encerrou neste sábado (27), em Guarulhos (SP), reforçou o repúdio às reformas trabalhista e previdenciária que tramitam no Congresso Nacional. Ciro Gomes e Renato Rabelo foram dois dos palestrantes do evento. Para Renato, em um cenário em que o estado de exceção se amplia o único caminho são as eleições diretas.

29/05/2017 11h36

Centrais avaliam marcha nesta segunda e debatem nova agenda de atos

As centrais de trabalhadores se reúnem nesta segunda-feira (29), às 15 horas, para avaliação conjunta do Ocupa Brasília. O encontro será na sede da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB), na região central de SP. 

28/05/2017 9h09

Parlamentares-patrões conduziram mudanças trabalhistas

Empresa de relator do projeto de terceirização acumula processos trabalhistas; maioria de parlamentares que aprovou a lei é de empresário e/ou representante de entidades patronais; presença empresarial se repete em reforma trabalhista

Por Alice Maciel, para a Agência Pública

26/05/2017 14h49

Banco Mundial ignora impacto de teto de gastos e reformas nos direitos

O Banco Mundial despreza o impacto do teto de gastos e das reformas defendidas pelos governo Michel Temer sobre os direitos socioeconômicos e ambientais dos brasileiros. Foi o que seis organizações da sociedade civil constataram ao analisar o documento divulgado pelo banco com estratégia de investimentos no Brasil nos próximos seis anos.

25/05/2017 16h08

Senado recebe manifesto de ministros do TST contra reforma trabalhista

A Mesa do Senado Federal recebeu nesta quarta-feira (24) um documento de considerações jurídicas assinado por 17 dos 27 ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) contrários à reforma trabalhista (PLC 38/2017). Para eles, a reforma prejudica direitos dos trabalhadores.

24/05/2017 12h41

Embate sobre reforma trabalhista mostra que governo perdeu força

O governo bem que tentou impor um falso clima de normalidade ao seu governo, como se não pesasse nenhuma acusação contra Michel Temer e que este tivesse condições de se manter no governo.

23/05/2017 19h08

Relatório da reforma trabalhista é dado como lido; oposição questiona

Após um intenso bate-boca e muito nervosismo, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado desistiu de retomar a reunião em que estava prevista a leitura do relatório sobre o projeto de lei da reforma trabalhista. Atropelando o trâmite da matéria e sob contestação da oposição, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) deu como lido o relatório e marcou a votação da reforma na comissão para a próxima terça-feira (30).