REFORMA TRABALHISTA

26/08/2017 11h44

Magistrados criticam reforma trabalhista que formaliza bico

Com participação do provável candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região (Amatra IV) promoveu na manhã desta sexta-feira (25), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (AL-RS), o debate “Reforma do Trabalho: novas formas de trabalho justificam a Reforma?”.

22/08/2017 16h43

Metalúrgicos reforçam unidade de ação e agenda contra reformas

Representantes de confederações e federações metalúrgicas e dirigentes das seis centrais de trabalhadores se reuniram nesta terça-feira (22) em São Bernardo do Campo, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista, no movimento Brasil Metalúrgico. A reunião dá sequência à mobilização dos trabalhadores do setor contra a reforma trabalhista de Michel Temer e a terceirização, além de alertar sobre os impactos que podem vir com a reforma trabalhista, em trâmite no Congresso.

Por Railídia Carvalho

22/08/2017 13h00

CTB Pará reúne parlamentares e sindicalistas em debate sobre reformas

Mais de 200 lideranças sindicais e políticas do Pará debateram o impacto das reformas trabalhista e previdenciária na população brasileira. O debate, realizado na útlima quinta-feira (17) Assembleia Legislativa do Estado (Alepa),  teve a presença do presidente da Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP). 

21/08/2017 11h51

Centrais Sindicais voltam a se reunir para organizar plenária nacional

As Centrais Sindicais voltam a se reunir nesta segunda (21), para afinar uma agenda de resistência à reforma trabalhista que entra em vigor em novembro. Os sindicalistas também definirão as ações que serão desenvolvidas até a plenária nacional, marcada para 1º de setembro. O encontro ocorre às 14h30, na sede da UGT em São Paulo.

20/08/2017 11h19

Professores sentem a precarização da carreira

A perda de direitos trabalhistas deve aflorar um cenário já desfavorável aos professores; alguns estados mantêm 60% de seus docentes como temporários

18/08/2017 18h33

Juristas Feministas: Estratégia para combater reforma trabalhista

A Reforma Trabalhista, que retira direitos dos trabalhadores e trabalhadoras é alvo de uma campanha da Rede Feminista de Juristas, entidade que reúne pessoas das mais diversas áreas do mundo jurídico.

14/08/2017 11h54

Fórum dos Trabalhadores investe em campanha contra reforma trabalhista

O Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) lançará no dia 22 de agosto uma campanha para denunciar aos brasileiros os prejuízos que a reforma trabalhista representa para a classe trabalhadora. A informação foi passada pelo sindicalista Artur Bueno de Camargo, coordenador do FST, durante entrevista ao programa Repórter Sindical na Web. O tema da série é “Sindicalismo pós-reforma trabalhista”.

13/08/2017 10h22

A reforma trabalhista e o exercício da medicina no Brasil

Uma das alterações mais prejudiciais da reforma trabalhista é a instituição do contrato intermitente, o trabalhador just in time. Nesta modalidade de contrato, o médico – que deverá ficar disponível 24 por dia – será solicitado a prestar seus serviços conforme as demandas especificas da empresa, hospital ou clínica em questão – é a uberização da profissão médica.

Por Tomás Rigoletto Pernías*, no Le Monde Brasil


10/08/2017 9h16

Sustentação da reforma trabalhista desconsidera processo civilizatório

O projeto que sustenta essa reforma trabalhista é social e politicamente medíocre, porque desconsidera que o processo civilizatório, no capitalismo, significou a estruturação de um mercado regulado na produção e distribuição dos resultados por instituições fortes, diálogo social e organizações representativas.

Por Clemente Ganz*

09/08/2017 17h12

Reforma trabalhista para dificultar organização dos trabalhadores

Eleição realizada em Canton, no estado do Mississipi (EUA), rejeitou a criação do sindicato dos trabalhadores da Nissan local. Dirigentes sindicais do United Auto Workers (UAW), Sindicato do setor automotivo nos EUA, denunciaram que a fabricante de automóveis japonesa usou de práticas antissindicais e racistas para impedir a organização dos trabalhadores. 

Por Railídia Carvalho