São Paulo diverso

Desde a assinatura da Lei Áurea (1888), várias foram as tentativas de reduzir o fosso de desigualdades que 4 séculos de escravização criou entre negros e brancos no Brasil, maximizados, pós abolição, pela forma de ação do Estado Brasileiro que não investiu na promoção da igualdade racial.

Já, o século 20 foi marcado por várias iniciativas, oriundas de organizações negras, na defesa de políticas públicas de igualdade racial e, mais recentemente nas políticas afirmativas com o objetivo de acelerar as estratégias para ampliar a igualdade.

As ações afirmativas foram muito combatidas por setores conservadores da sociedade a partir de argumentos confusos, absurdos e, por vezes, aterrorizador, reduzindo o valor de uma iniciativa que trouxe, em sua essência, a importância do desenvolvimento econômico ancorado na justa distribuição de oportunidades para grupos que sofreram injustiças históricas.

No mundo do trabalho, por exemplo, as desigualdades são enormes. Negros (pretos e pardos) mesmo sendo mais da metade da população no Brasil, nos quadros funcionais das 500 maiores empresas do País representam apenas 31,1% dos empregados; nos cargos de supervisão das mesmas empresas representam apenas 25,6%; no âmbito gerencial 13,2%, ganham em média 30% a menos do que um branco para executar as mesmas tarefas como revelou pesquisa do Instituto Ethos e Ibope em 2010 O Dieese destaca que a questão salarial da mulher negra e pior, pois recebe, em média, 30% do salário do homem branco e a metade do rendimento da mulher branca.

Reunidos na capital, com o apoio do Governo Municipal, Empresas Privadas e Sociedade Civil pretendem dar um passo importante em prol das políticas de Ações afirmativas. O “ São Paulo diverso- Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo” apresentará uma série de experiências de empresas e também do Governo, como é o caso da Prefeitura de São Paulo, para o desenvolvimento com base em uma distribuição justa de oportunidades por meio de políticas de ações afirmativas. O Fórum se apresenta como sendo uma oportunidade ímpar e um grande exemplo que, a maior cidade e maior economia do País, estará dando ao Brasil no combate as desigualdades.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor