17 de setembro de 2013 - 18h01

Líder Sindical Pedro Ricardo é homenageado pela CMN


Nesta quinta-feira (19), a Câmara Municipal de Natal (CMN) presta uma homenagem ao líder sindical Pedro Ricardo Filho. O Legislativo realiza uma Sessão Solene e concede ao militante social, o Título de Cidadão Natalense. A solenidade ocorre às 18 horas no auditório da Casa e foi proposta pelo vereador George Câmara (PCdoB).


   
Segundo o Vereador George, a ideia é homenagear um exemplo de ativismo social e sindical, que sempre esteve disposto a lutar pelos direitos dos trabalhadores e por conseguinte, nossa sociedade. Para o parlamentar do PCdoB, Pedro Ricardo é “uma referência quando o assunto é o fortalecimento do sindicalismo nacional. Pedro construiu uma história valorosa de lutas em defesa da classe trabalhadora”. Conheça a trajetória de Pedro Ricardo AQUI.

Sobre Pedro Ricardo Filho:

Pedro Ricardo Filho nasceu na cidade de São Rafael, Estado do Rio Grande do Norte, na data de 17 de julho de 1937, filho do Senhor Pedro Antônio de Farias Sobrinho e da Senhora Cecília Izaura de Sales.

Destacou-se desde cedo como militante do movimento sindical, sendo eleito, aos 26 anos de idade, para o seu primeiro mandato de representação como Suplente do Conselho Fiscal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados do Estado do Rio Grande do Norte, tomando posse no dia 12 de abril de 1964, quando tinha início no Brasil um período de autoritarismo que, perseguiu e eliminou sindicalistas e demais militantes da luta política e social por todo o país.

Desde então Pedro Ricardo passa a assumir inúmeras tarefas de representação sindical, sendo eleito Tesoureiro do mesmo Sindicato. No ano de 1966 assume o cargo de Delegado Representante junto à Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Rio Grande do Norte, vindo a ser eleito em seguida Secretário da mesma Federação por dois mandatos, de 1966 a 1971.

Em sua ampla trajetória de luta sindical foi Presidente do mencionado Sindicato e também da mesma Federação, tendo sido escolhido, em 1979, pelo Ministro do Trabalho, para representar os trabalhadores brasileiros no Seminário promovido pela OIT – Organização Internacional do Trabalho, período de 19 a 30 de novembro, nas cidades de Turim/Itália, Madri/Espanha e Paris/França. Em 1985, por Decreto do Presidente da República, foi nomeado suplente junto ao Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI, e reconduzido 1987.

Nesta rica e profícua trajetória, Pedro Ricardo participou de inúmeros cursos na área sindical, tendo, apenas como ilustrativo, o Certificado do Curso de capacidade para Dirigentes Sindicais, realizado na cidade de Front Royal, Estado da Virgínia, E. U. A, patrocinado pelo Instituto Cultural Americano para o Desenvolvimento do Sindicalismo Livre – IADESIL, tendo como título “As Relações nos Países em desenvolvimento” com estágio de 8 (oito) dias , na cidade de Guernavaca, México, no período de 26 de junho a 10 de agosto de 1973, além de ter sido nomeado através de Ato nº. 078/92 do TRT da 13ª Região, para suplente de Juiz Classista, representante dos Empregados da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento de Natal/RN, no triênio 1992/1995, tendo tomado posse como titular em virtude da instalação do TRT da 21ª Região, e, posteriormente, assumiu o cargo de Juiz Classista Titular, representante dos empregados, na Junta de Conciliação e Julgamento de Goianinha/RN – triênio 1998/2001, vindo a ser conduzido. 
  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais