Fundação do núcleo da UBM em Mesquita

Aconteceu na tarde desta terça-feira (15/04), na sede do Jornal Panorama o encontro de fundação do núcleo da União Brasileira de Mulheres (UBM) no município de Mesquita. Com a presença de mais de 100 pessoas, a sede do jornal recebeu diversas lideranças políticas da cidade e também do estado.

A missionária Cremilda Loira iniciou o ato político de fundação da UBM agradecendo a presença de todas e de todas que deixaram pequena a sede do jornal. Na mesa do ato, estiveram presentes a Secretária da Questão da Mulher do PCdoB/RJ, Dilcéia Quintela, a presidenta da UBM/RJ, Célia de Almeida, a representante da executiva nacional da UBM, Raimunda Leone e a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Jania Bizarelli.

 

UBM-2

 

 “A UBM é uma entidade fundada em 1988, que de lá pra cá, vem somando forças na luta pela emancipação da mulher, na luta pela conquista de direitos, pelo fim da violência, pela equidade de gênero, pelo direito de escolha da mulher. Fico muito feliz de poder estar aqui, presenciando este primeiro grande passo que eu tenho certeza, será de uma grande jornada em defesa da mulher mesquitense”, afirmou a presidenta da entidade no estado do Rio de Janeiro, Célia de Almeida.

 

O secretário de Mobilização Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Mesquita, Rogério Santana, também marcou presença e ressaltou as consquistas das mulheres do município no governo Gelsinho Guerreiro. “Em menos de dois anos de governo, conseguimos estruturar o Centro Especializado de Atendimento às Mulheres, criamos o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que é fruto não apenas da vontade do nosso governo, e sim de uma luta histórica das mulheres que há anos vem reivindicando a construção de instrumentos e ferramentas que garantam a manutenção dos direitos conquistados ao longo das décadas”, frisou Rogério Santana.  

 

UBM-3

 

Ao final do encontro, foi eleita a primeira direção do núcleo da UBM/Mesquita. Compõe está direção as camaradas Elizete Barroso, Jaqueline Cândido e a nova presidenta da UBM/Mesquita, Jania Bizarelli, eleita por unanimidade pelas mulheres presentes na reunião.

 

UBM-5

 

 

também estiveram presentes na plenária representantes da UBM/Nova Iguaçu, Movimento “Quem Cala Consente”, a coordenadora do Centro de Atendimento a Mulher, Fátima Malaquias, a subcoordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Neide aparecida, a presidenta da Associação de Moradores do Bairro Maria Cristina, Carla Wilman, a presidenta da Associação de Moradores do BNH, Vania Marquezine e a vice-presidenta do conselho Municipal dos direitos da Mulher de Nova Iguaçu, Solange Brito

 

Por Paulo Vítor – PCdoB Mesquita