Igualdade racial e eleições

Embora a desigualdade racial no Brasil permaneça ainda em patamares inaceitáveis, é importante ressaltar os avanços obtidos principalmente nos últimos anos, onde os negros saíram de indicadores de desenvolvimento humano comparados aos dos países mais pobres do planeta a índices mais toleráveis.

Levantamento do PNUD mostrou que no ano 2000 o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano dos negros no Brasil era equivalente ao El Salvador o 107ª posição (em 175 nações pesquisadas). Já os brancos brasileiros apresentaram um IDH equivalente ao Kuwait, 46ª posição.

Em todas as áreas de desenvolvimento como educação, habitação e saúde, o Brasil negro destacou-se favoravelmente como jamais em outro momento da história. Na Educação, por exemplo, graças aos programas como Prouni e cotas nas universidades federais, entraram mais negros nas universidades nos últimos 10 anos que em todo século 20.

Os programas de transferências de renda retiraram mais de 30 milhões de pessoas da miséria, os indicadores demonstram que a maioria beneficiada foi de afro-descendentes impulsionando a classe C e D, majoritariamente negra. Em todas as áreas, inclusive na administração pública, é visível essa ascensão.

Até o ano de 2002, apenas um negro havia alcançado o cargo de ministro na história da república, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, como ministro dos Esportes.
De lá para cá, 8 alcançaram essa posição, inclusive no Supremo Tribunal Federal, que ainda é pouco, porém, uma revolução na mais que centenária república brasileira.

A menos de uma semana das eleições, a grande pergunta que se faz é se esta ascensão continuará ou haverá um retrocesso. Outra dúvida é como ficarão essas políticas publicas de igualdade racial como as recentes políticas de cotas no serviço público federal?

É importante ressaltar que essas políticas encontram muita resistência em setores conservadores da sociedade. Em suma, como ficarão os que mais ascenderam economicamente, nos últimos anos após o pleito de domingo caso haja uma interrupção nesse processo.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor