A fome e a verdade dos fatos

A verdade dos fatos, no caso, está registrada em relatório da FAO intitulado “O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo”, em que o Brasil ganha destaque por haver erradicado a fome, conforme critérios internacionais de análise. Segundo o documento, isto é resultante da prioridade dada pelo governo federal ao problema, apoiado num conjunto de políticas públicas que propiciaram o aumento da renda da população mais pobre, o maior acesso a alimentos e a consolidação de uma rede de proteção social.

De fato, em pouco mais de uma década, a renda dos 20% mais pobres cresceu três vezes mais do que a renda dos 20% mais ricos – sendo fatores determinantes políticas de valorização do salário mínimo e de geração de emprego e renda. Tudo a ver com ascensão social de cerca de 40 milhões de brasileiros muito pobres ou que viviam sob condições abaixo da linha de pobreza, no transcurso dos dois governos Lula e do governo Dilma.

Isto reflete também a peculiaridade que distingue o Brasil no concerto das nações – o desenvolvimento com inclusão social. Os países da Europa Ocidental e os EUA, que pontificam entre os mais ricos do mundo, transitam na crise global de olho exclusivo nas taxas de crescimento econômico, enquanto o desemprego e a pobreza se expandem.

Críticos do governo Dilma, que centram fogo no tamanho do PIB, ignoram que, ao contrário dos seus “modelos” norte-americano e europeu, nosso País resiste sob condições mundiais adversas mantendo um padrão próximo ao pleno emprego, elevando progressivamente a renda média dos assalariados e a capacidade de consumo.

Quanto à erradicação da fome, subproduto da peculiaridade brasileira no mundo em crise, a FAO também assinala a ampliação significativa do acesso às fontes alimentícias, correspondente a 10% da oferta de calorias em 10 anos. Isto considerando a oferta de alimentos produzidos no País, cotejadas as exportações e as importações.

Uma variável importante, nesse sentido, são os investimentos em ações de apoio à agricultura familiar, da ordem de R$ 17,3 bilhões no período estudado. A agricultura familiar responde por 70% do abastecimento do mercado interno de alimentos, e a renda dos que dela vivem aumentou 52% acima da inflação em 10 anos.

Nesse contexto, como dar ouvidos aos que dizem que o governo Dilma é uma fracasso? A afirmação contrasta abertamente com a realidade.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor