Direito de resposta do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso

O texto abaixo é resultado de um acordo judicial, pelo qual o Portal Vermelho se compromete a retificar informações indevidamente publicadas neste veículo sobre o ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso.

O site Vermelho em 23/04/2007 publicou o artigo “Maria Lúcia sobreviveu”, de autoria da médica Fátima Oliveira, colunista nesse veículo de comunicação. No artigo, o nome de Newton Cardoso, ex-governador mineiro, foi indevidamente mencionado em um suposto episódio de violência doméstica. A coluna da Fátima Oliveira e vários órgãos de imprensa deram cobertura a esse caso com abordagens que lamentavelmente pré-julgaram Newton Cardoso, sendo que poucos veículos de comunicação publicaram a realidade dos fatos apurados e o desfecho do caso: depoimento da filha de que a ex-esposa criou toda a história para ter sucesso em um processo de separação do casal, o que implicou o trancamento da ação penal por decisão unânime do Tribunal de Justiça de MG.

O site Vermelho tem a preocupação de repercutir os fatos com isenção e ética, independentemente dos atores envolvidos. O Vermelho, sendo um espaço midiático voltado à produção de informação com qualidade, entende que o exercício da autocrítica pelos meios de comunicação e por profissionais da mídia é absolutamente salutar e necessário para que a liberdade de imprensa possa ser exercida. Um país como o nosso, cuja presença de ombudsman nos veículos é praticamente nula, o Vermelho procura se posicionar no combate aos paradigmas seculares das práticas midiáticas que não se coadunam com os valores republicanos de um Estado democrático e de direito.

Nossa norma de conduta exclui ataques pessoais e à honra das pessoas. Por isso, aqui, faça-se justiça: Newton Cardoso foi vítima de notícias falsas que envolveram seu lar e infelizmente o Portal Vermelho, por meio de sua colunista Fátima Oliveira, divulgou indevidamente ofensas desnecessárias que não refletem a realidade e a postura de nosso jornalismo.

O ex-governador e seus quatro filhos sofreram bastante com a notícia que abalou tremendamente a sua bela família, sendo que assim, sem qualquer constrangimento, fazemos uma mea-culpa pelas inverdades e ofensas publicadas neste site antes de termos pleno acesso aos fatos.

Não pretendemos, em absoluto, fazer um culto à imagem dele. Não nos cabe esse juízo de valor. O que pretendemos, isso sim, é dar voz aos argumentos de defesa de Newton Cardoso.

Nós, que defendemos o Estado social, conhecemos os instrumentos midiáticos de distorção dos fatos em defesa do capital e da oligarquia secular. Nós, que defendemos a distribuição de renda e a justiça social, sentimos na pele a perseguição da grande imprensa aos projetos de interesse público e a discriminação daqueles não oriundos das elites brasileiras. Nós, que tantas vezes já fomos atingidos pelo jogo inescrupuloso dos grupos de comunicação, não poderíamos deixar de dar espaço ao contraditório.
Assim, pretendemos oferecer aos nossos leitores o exercício da reflexão sobre o dano à imagem do ex-governador. Esperamos que com isso reparemos os danos causados. Reafirmamos as nossas convicções relativamente à prática de um jornalismo a serviço da correta informação, o que se coaduna com a nossa luta pelo progresso social

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor