93 anos de ação ininterrupta

Faz parte da tradição institucional brasileira a ocorrência de partidos conjunturais, efêmeros. Cumprem o seu papel numa determinada quadra política e desaparecem.

Mesmo algumas siglas preexistentes que retornam após a extinção, não costumam guardar a mesma identidade política e ideológica.

Inclusive de 1985 aos nossos dias – período mais largo de vigência do regime democrático em nossa história republicana – poucas são as agremiações programáticas e duradouras.

Destoando desse perfil, o Partido Comunista do Brasil completa 93 anos de atuação ininterrupta, desde a sua fundação em 1922. E a despeito dos constrangimentos da ilegalidade, da perseguição policial e do preconceito que marcaram quase dois terços da sua existência, mantém-se como partido político nacionalmente uno, fiel a seus princípios teóricos e ideológicos, vinculado ao povo e partícipe ativo da cena nacional.

Vive certamente o melhor período de sua longa trajetória, ostentando um Programa consentâneo com as peculiaridades da sociedade brasileira e com as atuais condições da luta pelo socialismo em âmbito mundial, cientificamente fundamentado e factível.

O PCdoB, diferentemente de outros partidos assemelhados mundo afora, na oportunidade da crise das experiências socialistas e das exigências de renovação da teoria marxista, manteve erguida sua bandeira rubra, seu símbolo e sua identidade revolucionária.

Propugna para o Brasil um novo projeto nacional de desenvolvimento, para cuja consecução emerge a necessidade de reformas estruturais democráticas – agrária, tributária, educacional, urbana, judiciária, midiática e política – a partir das quais o povo brasileiro alcançará expressiva elevação do seu padrão de vida material e espiritual e vislumbrará novo salto civilizatório, através do socialismo.

Apresenta sua proposta programática e tática aos partidos e segmentos sociais com os quais dialoga e peleja em defesa do Brasil e dos brasileiros, no elevado espírito da cooperação e do aprendizado mútuos, respeitando diferenças e convergindo em torno do melhor para a democracia, a soberania nacional e os interesses do povo.

Há mais de quarenta anos nas fileiras do PCdoB, comemoro esta data com o entusiasmo de quem vive a militância partidária como ato permanente de amor ao povo e de felicidade pessoal.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor