Direitos Humanos

Em 1948, em resposta à intolerância étnica e racial vivenciada na Segunda Guerra Mundial, com a morte de milhões de pessoas, em sua maioria judeus, homossexuais, comunistas e quem se opunham aos regimes autoritários europeu, nascia em São Francisco, EUA, na Assembléia Geral das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

Um conjunto de trinta artigos visando garantir direito à vida. Nesses mais de 60 anos, por várias vezes, essas normas foram invocadas mundo afora, sobretudo, quando regimes autoritários ou estados ditos democráticos desrespeitaram esses direitos.

No Brasil, o histórico desses direitos demonstra também a hipocrisia das relações raciais, exemplo: durante a ditadura militar, quando pessoas foram torturadas e assassinadas por órgãos da repressão do estado brasileiro, a violação dos direitos humanos tinha divulgação e conceitos diferentes dos de hoje, uma vez que as vitimas era parcela significativa de lideranças inclusive intelectual como, jornalistas, estudantes, professores e lideres sindicais o que proporcionou uma intensa campanha dentro e fora do País, culminando na Anistia e no fim do regime militar.

Com o término da ditadura, a cor e a origem social passaram a ter um peso preponderante no foco desses aparelhos de repressão que continuaram estruturados e bem equipados, com suas torturas, mortes e desaparecimentos. A ação desses grupos armados, milícias, policia, seguranças privadas se voltaram principalmente para as periferias pretas e pobres brasileiras.

Paralelo a isso, o conceito de quem defendia esses direitos do ser humano também mudou passando a ser chamados de "defensores de bandidos".

Sem o mesmo alarde ou a comoção dos anos de chumbo e com vistas grossas de parte da imprensa o extermínio da juventude negra já é caso de política publica no programa juventude viva do governo federal que admite a gravidade do problema. Nesse período de eleição, seria importante observar quais candidatos tem propostas efetiva para esse gravíssimo drama enfrentado a cada semana por milhares de famílias brasileiras.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor