Mercosul avançou sob a presidência venezuelana

Com a realização nesta terça-feira (29), em Caracas, da 46ª Reunião de Cúpula de chefes de Estado e de Governo do Mercosul, a Venezuela transmite à Argentina a presidência rotativa do bloco.

A gestão venezuelana foi repleta de êxitos, destacando-se o impulso às relações estratégicas com outros organismos internacionais da região.

Igualmente, sob a presidência do país bolivariano, o Mercosul se aproximou de outros blocos, nomeadamente o Brics e consolidou relações com as duas grandes potências desse agrupamento fora das Américas – a China e a Rússia.

O principal objetivo da presidência temporária exercida pela Venezuela foi promover o estabelecimento de uma zona econômica complementar, constituída pelos países membros da Aliança Bolivariana para os povos de Nossa América (Alba), da Comunidade do Caribe (Caricom), do Mercosul e Petrocaribe.

A iniciativa se baseou na concepção de criar “um espaço de entendimento e articulação para fazer de nossa região um polo de poder, tanto político como econômico", disse o chanceler venezuelano Elias Jaua, em reunião com seus pares nesta segunda-feira (28).

A gestão venezuelana teve como preocupação permanente a promoção da igualdade e da justiça, com iniciativas para o desenvolvimento das comunidades indígenas e o impulso ao chamado Mercosul Operário, com vistas a avançar no intercâmbio de conhecimentos e de experiências produtivas, na integração da classe operária, no incentivo à profissionalização e especialização em conhecimentos científicos dos trabalhadores.

Destacam-se também as políticas de igualdade de gênero, os programas de alfabetização, a política integrada de saúde indígena e a criação da sede permanente para o Instituto Social do Mercosul. Igualmente, se analisou a criação do Programa de Alfabetização e Pós-alfabetização, que permitirá erradicar o analfabetismo nos países do bloco.

Foi também sob a presidência da Venezuela que se aprovou o plano de funcionamento do Sistema Integrado de Mobilidade do Mercosul que aperfeiçoará as iniciativas de mobilidade acadêmica.

Esta síntese mostra como o Mercosul avançou e pode avançar ainda mais do ponto de vista do desenvolvimento econômico-social, para além das relações comerciais entre as nações da América do Sul.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor