Mundo
12/10/2017 13h01

O 19º Congresso do Partido Comunista da China e o Sonho Chinês

No início da Ponte Fuxingmen, na avenida Chang’an, a mais emblemática de Pequim, local das famosas paradas militares do país, se pode ver uma grande escultura floral, colocada ali para as comemorações do Dia Nacional, celebrado no 1o de outubro. A data marca os 68 anos da fundação da República Popular da China. A escultura é um bom exemplo sobre a força da comunicação silenciosa dos símbolos chineses.

*Rafael Gonçalves de Lima e **José Medeiros da Silva


Mundo
12/10/2017 12h28

Estados Unidos anunciam saída da Unesco no final do ano

Na origem da decisão estão velhas críticas norte-americanas contra uma alegada tendência anti-Israel na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.


Mundo
11/10/2017 11h00

Funcionários públicos protestam contra reforma trabalhista na França

Milhares de trabalhadores aderiram à greve nacional da Função Pública e participaram em manifestações por toda a França, na terça-feira (10), em protesto contra as alterações ao Código do Trabalho promovidas e aprovadas pelo executivo de Emmanuel Macron


Mundo
10/10/2017 17h46

Independência da Catalunha é declarada, agora começam as negociações

Carles Puigdemont, Presidente do Governo regional da Catalunha, declarou a independência da região em discurso nesta terça-feira (10); contudo a suspendeu por hora para que possam ocorrer negociações. Espera-se uma resposta do governo espanhol. A declaração ocorreu em sessão exclusiva no Parlamento regional catalão convocada para analisar os resultados do referendo

Por Alessandra Monterastelli *


Mundo
09/10/2017 19h42

Partidos brasileiros conheceram de perto a realização do Sonho Chinês

Durante o mês de setembro, entre os dias 17 e 26, visitou a China uma delegação multipartidária de partidos da esquerda brasileira – Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – a convite do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh).

Por José Reinaldo Carvalho, do Resistência


Mundo
09/10/2017 17h12

Cebrapaz promove debate sobre a Coreia Popular em SP

Dado o cenário tenso na Península Coreana, o núcleo de São Paulo do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Lua pela Paz (Cebrapaz) promove nesta terça-feira (10) um debate com o tema “A Coreia do Norte no xadrez da geopolítica mundial”.


Mundo
09/10/2017 16h13

O diálogo continua sendo a melhor solução para Espanha e Catalunha 

Milhares de pessoas participaram no domingo (8) de um protesto contra o processo independentista, em favor da unidade da Espanha e da Constituição. O ato ocorreu no centro de Barcelona, convocada pela entidade Sociedade Civil Catalã, e teve “Recuperamos a Sensatez” como lema. Apesar do ato, a Esquerda Unida continua lutando pela defesa do diálogo e da construção de um Estado Plurinacional, aderindo ao ato "Parlem", ocorrido no sábado (7), a favor de negociações 

Por Alessandra Monterastelli *


Mundo
08/10/2017 19h14

Legado da URSS molda o mundo em que vivemos hoje

 Na terça-feira (26), o cientista político Luis Fernandes autografou seu mais novo livro, “A Revolução Bipolar”, durante o seminário “1917: O ano que abalou o mundo”, em São Paulo. Na ocasião, ele concedeu entrevista ao historiador Fernando Garcia, da Fundação Maurício Grabois, na qual falou sobre a obra, o socialismo soviético e seu legado


Mundo
08/10/2017 18h29

Editorial da Folha de São Paulo falsifica história da Revolução Russa

Um dos pontos altos da falsificação da história da Revolução Russa que a direita faz pode ser lido em um editorial publicado neste domingo (8) pelo suplemento Ilustríssima, da Folha de S. Paulo, assinado pelo dono do jornal, Otávio Frias Filho, sob o título de 100 anos do golpe.

Por José Carlos Ruy*


Mundo
07/10/2017 19h09

Exodus: retrato dos dramas e esperanças de refugiados

Longa-metragem conta a história de seis pessoas de diferentes partes do mundo que foram forçadas a deixar suas casas para reconstruir suas vidas sob novas e desafiadoras circunstâncias.
Por Xandra Stefanel, para a RBA